Mundo Mulher

Reveillon - Com o pé direito

Reveillon - Com o pé direito  

Se a intenção é passar o réveillon 2009 fora , é bom se apressar para programar a viagem.

O POPULAR selecionou oito sugestões de destinos Renato Queiroz Nas próximas sete semanas, uma pergunta será praticamente inevitável: onde você passará o réveillon? Se a resposta for fora de Goiás, é bom se apressar. A maioria dos hotéis e resorts em destinos tradicionais como Rio de Janeiro já divulga seus pacotes para a data.

A instabilidade do dólar deve desanimar viagens internacionais, mas Nova York continua sendo imbatível quando o assunto é virada de ano em grande estilo. A internet é ótima aliada para buscar informações. Vasculhar sites como www.decolar.com (passagens aéreas) e www.clickhoteis.com.br (hospedagem) quase sempre resulta em economia. Mas vale lembrar que, no Brasil, ao lado do carnaval, o réveillon é o feriado mais importante do ano. Não por acaso, o preço das diárias em hotel chega a triplicar. Se você ainda não escolheu seu destino, aqui vão algumas sugestões selecionadas pelo POPULAR.

Rio de Janeiro (RJ)

Por que ir:

Tem uma das mais tradicionais e animadas festas de réveillon do mundo. A queima de fogos na praia de Copacabana transmitida ao vivo pela TV já entrou no imaginário nacional.

Quem vai:

Quem não dispensa pular sete ondinhas, fazer oferendas para Iemanjá e romper o 1º de janeiro com muito samba no pé. Contagem regressiva: Para este ano, a novidade é que o réveillon volta a ser comemorado no Piscinão de Ramos, point do subúrbio carioca. A prefeitura vai promover shows em dez bairros: Copacabana, Flamengo, Ipanema, Paquetá, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba, Ramos, Penha e Barra da Tijuca. A programação inclui DJs e escolas de samba. Nas areias de Copacabana, entre as Ruas Santa Clara e Figueiredo Magalhães, um palco, sem paredes e com oito lados, vai permitir que o show seja visto de vários ângulos. A Riotur, Empresa Municipal de Turismo, ainda não fechou todas as atrações, mas garantiu que o público vai sentir o clima do carnaval em vários pontos da Cidade Maravilhosa.

Iberostar Manaus (AM)

Por que ir:

Não fossem os preços salgados, Manaus deveria ser viagem obrigatória para todos os brasileiros. A mistura de cidade grandecom a selva amazônica dá uma atmosfera única ao lugar.

Quem vai:

Invariavelmente, turistas estrangeiros cheios de dólar.

Por que ir:

Contagem regressiva: A novidade em Manaus para o réveillon 2009 é o cruzeiro de uma noite (31) no Iberostar Grand Amazon. O barco-hotel conta com 74 luxuosas cabines, distribuídos em três decks para passageiros. Dispõe de dois restaurantes, dois bares, duas piscinas, sala de fitness e funcionará com o sistema all inclusive, que compreende hospedagem, alimentação e bebidas, além das excursões e apresentações artísticas na embarcação. O barco partirá do porto de Manaus e fará uma parada no encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Haverá cartomantes, show de dança no teatro, jantar de gala e fogos de artifício em frente à praia de Ponta Negra. Outro boa opção para quem escolher Manaus é o pacote do hotel Tropical Manaus (0800-7012670), o maior hotel de luxo do País, plantado no coração da selva.

Alexandre Diniz São Paulo (SP)

Por que ir:

Por vários motivos. O mais recente é que a cidade foi considerada pelo guia turístico Lonely Planet como uma das dez melhores cidades do mundo para se visitar.

Quem vai: Mais de 2 milhões de paulistanos celebram a chegada do ano-novo em plena Avenida Paulista. Contagem regressiva: Considerada uma das dez maiores celebrações no mundo e uma das principais festas de fim de ano do País, o Réveillon na Paulista está na 12ª edição. De acordo com a assessoria da SPtur, órgão responsável pela promoção turística da cidade, ainda não estão definidos os artistas que se apresentarão no show, que dura mais de seis horas. Porém, é certo que será mantida a fórmula que mistura samba, reggae, rock e pagode no palco de 800 metros quadrados. Quem for para São Paulo, não pode deixar de assistir (ou participar da) à Corrida de São Silvestre. A cidade que não dorme fica ainda mais acesa na primeira madrugada do ano. Clubes, boates, hotéis e restaurantes promovem festas para todos os públicos.

Secretaria Municipal de Turismo Brotas (SP)

Por que ir: Fugir do óbvio pode ser uma boa solução para quem procura um réveillon diferente, mas não abre mão de conforto.

Quem vai: Brotas, a 242 quilômetros de São Paulo, deve atrair famílias inteiras e amantes de esportes radicais. Contagem regressiva: Nada de grandes shows, nada de lugares lotados ou muito barulho. A festa se resume à queima de fogos na praça central e a um tradicional bailinho num clube da cidade. O ano-novo em Brotas promete ser tranqüilo, perfeito para relaxar. Considerada a “capital dos esportes de aventura”, o município oferece 15 opções de esportes de aventura, como o rafting, canyoning (rapel em cachoeiras) ou bóia-cross. A região é ótima para quem gosta de natureza e esportes aquáticas e terrestres com muita adrenalina, mas também atrai aqueles que preferem a tranqüilidade do campo, e de curtir o feriado com a família, além de mais de 30 belas cachoeiras para visitação em sítios turísticos.

Anice Aun Campos do Jordão (SP)

Por que ir:

Friozinho, montanhas e a possibilidade de passar um réveillon o mais parecido possível com o do Hemisfério Norte.

Quem vai:

A cidade é muito procurada por famílias e casais apaixonados. Contagem regressiva: Assim como nos EUA e na Europa, a grande festa de fim de ano na cidade é o Natal, que por incrível que pareça já começou e segue até Dia de Reis, 6 de janeiro de 2009. Campos de Jordão tem se tornado um pólo turístico de festas de fim de ano, pois, rodeada pela natureza da bela Serra da Mantiqueira, tem uma arquitetura européia que torna a decoração natalina ainda mais envolvente. Shows multimídia e de luzes, corais de Natal e conjuntos musicais nas praças e igrejas acontecerão todos os finais de semana de dezembro. Quanto custa: Os hotéis e pousadas da cidade estão antecipando as promoções para o período com preços diferenciados, alguns incluindo as ceias de final de ano que acontecem nos restaurantes do festival gastronômico. Quatro diárias em quarto duplo em pousada luxo custam R$ 2.440 para o casal, com pensão completa. Informações: www.portaldecampos.com.br, www.camposdojordao.com.br e www.cozinhadamontanha.com.br

Salvador (BA)

Por que ir:

Neste caso é melhor perguntar por que não ir. Salvador é festa o ano inteiro. O réveillon é oficialmente o primeiro dia do carnaval baiano que segue até depois da Quarta-feira de Cinzas.

Quem vai:

Amantes da música baiana e turistas em busca de folia, sombra e água fresca. Contagem regressiva: Apesar das festas espalhadas por toda a cidade – são 40 quilômetros de praias –, o ponto alto das comemorações é no Farol da Barra, um dos mais belos cenários do Brasil. Os artistas da noite do show que tem entrada franca ainda não foram definidos, mas Ivete Sangalo e Banda Eva, no Clube Espanhol, devem comandar uma das festas mais disputadas da cidade, o Réveillon Enchanté. O primeiro pôr-do-sol de 2009 tem presença garantida da cantora Daniela Mercury, que tradicionalmente faz um show intimista no Farol da Barra. A entrada também é franca. Uma boa opção é fazer um passeio noturno de escuna que sai da Ponta do Humaitá, passa pela Ribeira e chega no Farol, onde o turista verá a queima de fogos.

Nova York (EUA)

Por que ir:

Para fugir do calor tropical e conhecer a festa tradicional da cidade considerada uma das mais cosmopolitas do mundo.

Quem vai:

Mais de um milhão de pessoas se espremem entre as Ruas 43 e 50, ao longo da Sétima Avenida, com um único objetivo: acompanhar a descida da bola da Times Square durante 60 segundos e finalmente festejar. Contagem regressiva: Passar a noite de ano-novo em Nova York em outro lugar que não seja a Times Square chega a ser um pecado. Mas é bom o turista brasileiro não criar falsas expectativas. A grande comemoração de fim de ano dos americanos é o Natal. O réveillon é mais comportado, e a festa na rua  por causa do frio e da cultura – não dura mais que cinco minutos depois da meia-noite. Na seqüência, todo mundo parte para festas fechadas, normalmente caríssimas. A dica é programar a viagem para chegar nos Estados Unidos antes do Natal.

Florianópolis (SC)

Por que ir:

As águas claras e a orla sofisticada são convites para as milhares de pessoas que optam por passar a virada de ano na capital mais charmosa do Sul do Brasil.

Quem vai: Pessoas que buscam baladas com toque de exclusividade. Por causa da cotação do dólar, os hermanos argentinos devem voltar a invadir a ilha. Contagem regressiva: Ao todo, 300 mil turistas devem escolher Florianópolis para o réveillon. Os hotéis costumam ficar lotados e a fila de espera é grande. O palco da festa principal ficará na Avenida Beira-mar Norte. De acordo com a prefeitura, a estrutura do evento inclui a instalação de telões, camarotes VIP, camarins e postos médico e de segurança. A festa é também conhecida como Réveillon Luz, justamente pelo fato de a cidade preparar um enfeite todo especial para o Natal, que acaba fazendo parte da festa de final de ano também. O maior símbolo da cidade, a Ponte Hercílio Luz, fica totalmente coberto por microlampadas.

Fonte : Jornal O Popular.

 

 

   

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja