Mundo Mulher

Vai viajar? Veja as dicas para hospedagem

23/12/2009 

Se você vai viajar e carregar as energias para começar bem o ano de 2010, tome algumas precauções para escolher o lugar onde vai ficar hospedado com os amigos ou com a família. O G1 conversou com Mariana Ferraz, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que deu dicas para escolher pousadas, resorts e hotéis sem sustos.

“Verifique as condições, o tipo da hospedagem, o serviço prestado no local e, principalmente, o acesso ao lugar escolhido. Veja antes de seguir viagem se a região é asfaltada, se as ruas são de terra ou areia. Isso evita problemas com carros atolados ou com atrasos na chegada, por exemplo", disse Mariana.

A advogada do Idec também recomenda que os hotéis sejam visitados, mas como nem sempre é possível fazer isso, o ideal é pedir a opinião de pessoas conhecidas. "Além de ouvir o relato de pessoas que já foram para o local escolhido, guarde todo panfleto, foto ou página na internet que o fez optar pelo resort, hotel ou pousada. Você pode exigir, ainda no estabelecimento, o cumprimento do que foi divulgado", disse Mariana.

Para prevenir futuras dores de cabeça, a advogada disse que é recomendável pesquisar sobre os locais de hospedagem no site do procon. "A desconfiança nunca é demais, principalmente quando se está pensando em fazer uma reserva", afirmou Mariana.

Segundo informações da Resorts Brasil, a diferença de uma pousada, hotel e resort está nas instalações e nos serviços oferecidos aos hóspedes.

Normalmente, os resorts são mais voltados para o lazer, sempre em áreas de amplo convívio com a natureza, sem que o hóspede precise de afastar do empreendimento. Um dos atrativos mais comuns são o acesso a diferentes praias. Para evitar problemas, é recomendável que o cliente verifique se há serviço de seguranças na região e sistema de vigilância com circuito interno de TV.

Em caso de atividades físicas que fujam das praticadas pelos hóspedes no cotidiano, é recomendável que os clientes peçam a presença de monitores. "Isso evita acidentes que podem interromper a viagem", disse a advogada do Idec.

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja