Mundo Mulher

Procissão do Fogaréu

Procissão do Fogaréu

20/04/2011

Chamas da tradição


Cidade de Goiás revive hoje, à meia-noite, a Procissão do Fogaréu na tradicional manifestação católica realizada desde o século 18


Quando meia-noite chegar, todas as luzes se apagarem e os mascarados com suas tochas acesas começarem a percorrer hoje as ruas de pedra da cidade de Goiás, uma tradição que remonta ao século 18 será revivida (o primeiro registro da celebração da Semana Santa na cidade é de 1745). A Procissão do Fogaréu deve reunir uma multidão de moradores e turistas que, ao som de coros e tambores dos farricocos, acompanhará a encenação da perseguição e prisão de Jesus Cristo. Os homens encapuzados, vestindo fantasias coloridas, representam os farricocos, "penitentes e mantenedores da ordem".
De pés descalços, eles percorrem um trajeto que parte da Igreja da Boa Morte, na Praça do Coreto, faz uma parada na Igreja do Rosário, onde há uma mesa representando a Santa Ceia, e se encerra na Igreja de São Francisco, que simboliza o Monte das Oliveiras, onde há a encenação da captura do Nazareno. Os perseguidores de Jesus saem, em ritmo acelerado, no encalço de um estandarte pintado pelo artista plástico Veiga Valle que simboliza Jesus. Ao fim, toque de clarim e a homilia do bispo local.
A Procissão do Fogaréu é um dos mais antigos e importantes rituais religiosos e populares de Goiás e, com sua crescente visibilidade nos últimos anos na mídia nacional, tornou-se um cartão de visitas dos mais eficientes para a antiga capital. A expectativa dos organizadores é que, no mínimo, 15 mil pessoas prestigiem o evento religioso e cultural. Não há mais vagas na rede hoteleira.
Este ano, devido à interdição da ponte do Hospital de Caridade São Pedro d'Alcântara, atingida pela enchente do Rio Vermelho em janeiro, a procissão mudará o trajeto e utilizará a ponte do posto de gasolina no deslocamento entre a Igreja do Rosário e a Igreja de São Francisco.
 

COMO CHEGAR
Para quem for de Goiânia para a cidade de Goiás, é preciso atenção especial ao trafegar pela GO-070. Em Itaberaí, a passagem sobre o Rio das Pedras ainda é realizada em ponte metálica provisória - uma enchente em 4 de janeiro causou a queda da ponte, que não foi reconstruída).
Um caminho alternativo é ir pela GO-060, a Rodovia dos Romeiros, passando por Trindade até o povoado de Claudinápolis. Em seguida, deve-se pegar a GO-326 até Anicuns, quando deve-se pegar a GO-156 passando por Americano do Brasil até chegar à GO-070, no trevo de Calcilândia, em Itaberaí.
O desvio aumenta o percurso em cerca de 50 quilômetros - a distância normal entre Goiânia e a cidade de Goiás pela GO-070 é de 131 quilômetros.

Fonte: Goiasnet.com/Renato Queiroz - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja