Mundo Mulher

Pantanal

31/03/2012


 

Encantos e maravilhas esperam pelo turista que gosta de observar a fauna e a flora brasileiras

Que tal visitar o Pantanal em suas próximas férias? A região que fica nos vizinhos e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está cheia de encantos e maravilhas que retratam a riqueza da fauna e flora de um dos mais variados, equilibrados e preservados ecossistemas do Brasil. Quem vai até o Pantanal tem a oportunidade de presenciar uma relação de perfeita harmonia entre o homem pantaneiro, a vegetação nativa e os animais. E é esse turismo de contemplação o que mais atrai os viajantes para o local que possui uma área de 140 mil quilômetros quadrados, dos quais 70% em terras brasileiras e o restante na Bolívia e no Paraguai.

Embriagados pela beleza do Pantanal, a família do fotógrafo Manoel de Sousa Silva não conseguiu tirar os olhos dos animais e da vegetação que encontrou ao longo da Rodovia Transpantaneira. Manoel, um apaixonado por fotos, tentou capturar cada imagem que o emocionava. “As capivaras tomando banho em família e as centenas de jacarés dentro do rio nos fizeram parar o carro e sair para nos aproximar e contemplar tamanha beleza”, conta Manoel. Ainda um pouco frustrado por não ter entrado no borboletário do Sesc Pantanal, o fotógrafo promete retornar ao hotel só para ver de perto as borboletas pantaneiras. Em relação ao Sesc, o fotógrafo explica que o complexo aceita a presença de visitantes, que não são hóspedes, em horários determinados. No dia em que esteve lá, as visitas só podiam entrar até às 11 horas.

Pesca

Não é apenas de contemplação que vive o turismo pantaneiro. Pescadores de fim de semana lotam os hotéis fazenda da região em busca de períodos de paz dentro de um rio enquanto esperam por um peixe gigante. A empresária Marlene Ferro e o marido, o fazendeiro Azor Ferro, são apaixonados por pesca. Eles enfrentam horas de estrada para ter momentos de extremo prazer ao fisgarem um desses peixes gigantes. Marlene conta que já foi ao Pantanal umas três vezes e que pretende voltar em breve.

Para a empresária, é uma felicidade indescritível estar dentro de um barco em rios como Paraguai que fica no Pantanal. Um dos passeios de que mais gostou foi o que ele fez à cidade de Caceres, na divisa do Brasíl com a Bolívia, onde ela, o marido e os filhos ficaram hospedados em um chalé que oferecia toda estrutura para pesca. Marlene alerta que quem quer fazer esse tipo de turismo precisa se programar com pelo menos um mês de antecedência, pois os hotéis nessas regiões lotam e é complicado conseguir uma vaga de última hora. “É uma farra estar dentro de um barco e pegar um peixão”, sorri, ao lembrar da pesca de uma pirarara. Uma das regras do casal é soltar os peixes depois de pescá-lo. A grande quantidade de peixes tem uma explicação simples. O Rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, animais, como os jacarés, entre outras espécies. É por isso que o Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.

Porém, não são apenas os animais aquáticos que fazem a grande diversidade local. A localização privilegiada do bioma no centro do País e sua grande extensão contribuem também para fazer com que a região seja ímpar em termos de biodiversidade. Em contato com quatro diferentes grandes biomas – a Mata Atlântica, o Cerrado, a Amazônia e o Chaco –, ela apresenta espécies de fauna e flora de todos eles.

Já que um dos objetivos do encontro com o Pantanal pode ser observar o homem pantaneiro, não será difícil se surpreender com a forma centenária de manejo do gado. Com as questões ambientais sendo tratadas com seriedade neste século 21, o Pantanal é visto como um local extremamente viável para a exploração da pecuária. A transição que o gado precisa fazer durante as cheias possibilita que a região se restabeleça e fique preservada, mesmo com a presença de um número grande dos animais na terra.


ONDE FICAR

Baía das Pedras Hotel Fazenda:

Instalada na Nhecolândia, no centro do Pantanal, em Aquidauana (MS)

Telefone: (67) 3382-1275

Fazenda Baía Grande:

Localizada em Miranda (MS)

Telefone: (67) 3382-4223


Fazenda Barranco Alto

Localizada a 145 km de Aquidauana (MS)

Telefone: (67) 9986-0373


Recanto Barra Mansa:

Localizado às margens do Rio Negro, em Aquidauna (MS)

Telefone: (67) 3325-6807

Pousada dos Monteiros:

Localizada em Aquidauana (MS) e abrange as Fazendas São Roque e São João - Telefone: (67) 3324-8237


Sesc Pantanal:

Situada nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço (MT)

Telefone: (65) 3688-2001

 

QUANDO IR

A estação seca (maio a setembro) torna mais fácil o acesso aos hotéis e a observação de alguns animais, como jacarés, cervos, capivaras e porcos-do-mato. Já a cheia (outubro a abril), oferece paisagens deslumbrantes nas planícies alagadas e a chance de avistar aves migratórias que só aparecem no verão. É bom se informar antes de viajar, pois o período de seca e cheia pode variar dependendo do clima e da região

CLIMA

Os dias nesta época do ano são quentes e as noites frescas. Mas a chegada de frentes frias pode derrubar as temperaturas. Por isso, sempre é bom levar algum agasalho

 

O QUE LEVAR

Filtro solar, repelentes, máquina fotográfica, roupas confortáveis e bonés ou chapéus

 

PESCA

Quem pretende pescar, deve levar consigo a licença e o equipamento – iscas são vendidas nas cidades próximas. Há também diversas opções de barcos-hotéis, adequados para quem pretende dedicar mais tempo à atividade. Os rios do Pantanal são ricos em peixes, como pintados, piaus, piraputangas, dourados e piranhas – estas são presença infalível nas pescarias
recreativas

 

NÃO PERCA

O alvorecer no Pantanal é uma experiência imperdível. Também os passeios noturnos para focagem fazem muito sucesso, principalmente entre as crianças, seduzidas pela adrenalina da aventura. Na época de formação dos ninhos, uma visita aos ninhais de aves é outra boa dica. Quem estiver viajando de carro, deve percorrer trechos da Transpantaneira, onde observa-se grande concentração de animais

O Popular ´por Ana Carolina Guimarães  -


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja