Mundo Mulher

Santa Catarina - Litoral Sul

Florianópolis

É uma ilha com 439km2, rodeada de praias para todos os gostos e que preserva mata original em mais de 40% de sua área. Ao norte ficam os balneários mais urbanizados e mais procurados pelos turistas na temporada, como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê. Ao sul as praias de Armação, Campeche e Pântano do Sul conservam ares de vila de pescadores. Para os mais aventureiros, existem praias selvagens, como lagoinha do Leste e dos Naufragados, somente alcançados por trilhas íngremes com mais de 3km. Outras, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, conservam em suas vilas uma arquitetura com influência cultural dos imigrantes dos Açores que chegaram entre 1748 e 1756. Em toda ilha é possível notar essa influência, que vai da comida ao sotaque dos moradores. No Centro, as atrações mais visitadas são o Mercado Público, com bares e restaurantes que servem petiscos de frutos do mar e a Alfândega, onde são vendidos trabalhos de artesão catarinenses. Os passeios de escuna são as únicas opções para chegar aos fortes de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio dos Ratones. Outro programa e visitar a Ilha do Campeche e percorrer as trilhas que levam aos sítios arqueológicos. Tempo: 4 dias.



Guarda do Embaú

A beleza natural e as boas ondas para surfe são os principais atrativos. A vila, que pertence ao município de Palhoça, fica separada da praia pelo Rio da Madre e a travessia é feita em pequenos barcos de pesca. A vizinha Praia da Pinheira tem características diferentes, com orla urbanizada e mar tranqüilo. Tempo: 1 dia.



Garopaba

Moradores e ecologistas empenham-se em manter um ambiente rústico nesta localidade. As estradas são de terra, não têm iluminação e a construção de edifícios é proibida. Apesar disso, a estrutura hoteleira é uma das melhores do litoral catarinense. A praia, uma das mais bonitas do Estado, é cercada por morros e tem lagoas de água doce e salobra. Os pontos mais altos da região servem como observatórios naturais para avistar, entre os meses de maio e novembro, as baleias-francas que visitam o litoral. Nesse período, em dias de mar calmo, os catáceos podem ser observados a 30m da praia. Tempo: 2 dias.



Imbituba

O litoral divide-se em praias urbanas e outras cercadas por dunas. Próximas ao Centro estão as praias da Vila e do Porto, propícias para o surfe. Ao norte há a Barra da Lagoa de Ibiraquera, um dos melhores locais do paíz para a prática de wndsurfe. Tempo: 1 dia.


Laguna

A cidade apresenta atrações variadas. Além das praias e da pesca noturna do camarão, o visitante pode passear a pé pelo Centro Histórico e observar as construções preservadas da época colonial. Entre os destaques estão a Igreja Santo Antônio do Anjos, o Museu Anita Garibaldi, que foi sede da República Juliana em 1839 (movimento que pretendia separar o Sul do país), e a Casa de Anita Garibaldi, onde estão alguns objetos relacionados à vida da revolucionária. Tempo: 2 dias.


Araranguá

Paredões rochosos, dunas e a Barra do Rio Araranguá - cuja cor se alterna entre o azul e o verde - compõem seu principal cartão-postal: o Morro dos Conventos. Tem ainda um museu de automóveis com 38 veículos dos anos 2 aos 70. Tempo: 1 dia.


Termas

Nas 3 estâncias termais de Santa Catarina a temperatura das águas varia entre 37°C e 40°C. Em Termas da Guarda, a 11km de Tubarão, encontra-se o melhor balneáreo aberto ao públicona região, com banheiras, piscina de água termal, hidromassagem, saunas seca e úmida e banho de lama. Em Santo Amaro da Imperatriz, pequena cidade cercada pela Mata Atlântica, as águas estão disponíveis nos hotéis e no Balneário Municipal. Já em Gravatal todos os hotéis têm balneário próprio e alguns dispõem de banheiras de águas termais nos apartamentos. Tempo: 2 dias para cada uma das cidades.


Como Ir - A BR - 101 é uma das mais movimentadas e perigosas do país. A partir de Palhoça a pista passa a ser simples e exige mais cuidado nas ultrapassagens. Em Imbituba, Laguna, Garopaba e Praia do Rosa, o acesso para algumas praias é feito por estradas de terra em estado precário.


Quando Ir - No verão, para aproveitar o sol. Evite agosto e setembro, quando ocorrem as chuvas mais fortes. De maio a novembro é o melhor período para ver as baleias-francas em Garopaba e na Praia do Rosa. fora de temporada, de março a novembro, várias pousadas não funcionam, mesmo em Florianópolis.


O que Ver e Fazer - Em Florianópolis, conhecer as fortalezas da ilha e as praias do sul, algumas alcançadas por trilhas. Surfe em Guarda do Embaú e praias de Garopaba, onde também é possível praticar o sandboard. Aprender windsurfe na Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba. Assistir, de maio a julho, à pesca da tainha com ajuda dos botos em Laguna.


O que Levar - Roupas de banho, protetor solar.


O que Comprar - Cerâmica figurativa e rendas de bilro em Florianópolis. Roupas nas lojas de moda jovem de Garopaba. Em todo o roteiro há venda de suvenires, como camisetas e bonés.


O que Comer - Pescados e frutos do mar. De maio a julho, a tainha escalada (seca ao sol por 48h) e a recheada.

Fonte: Guia Localiza - Roteiros de Viagem 2002
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja