Mundo Mulher

Litoral Norte de Santa Catarina

    São Francisco do Sul

Tombada pelo Patrimônio Histórico, a cidade, descoberta por franceses e elevadas à condição de vila em 1660, é a mais antiga de santa Catarina. Reúne no Centro um conjunto de casas preservadas do período colonial. Outra atração é o Museu Nacional do Mar, com a maior coleção de embarcações brasileiras. Da Praia da Enseada e do Centro Histórico partem barcos de passeio, respectivamente, para a Ilha da Paz (ou do Farol) e para a Baía de são Francisco do Sul. Do outro lado da baía, com acesso por balsa, fica a Vila da Glória, boa opção para quem busca tranqüilidade. Tempo: 2 dias.

Penha

O Parque Temático Beto Carrero World atrai turistas de todo o país para a Praia da Armação de Itapocorói. A Praia Vermelha, considerada uma das mais belas do litoral catarinense, com ondas boas para o surfe, é ideal para pesca de arremesso. Outro atrativo é a culinária açoriana. Tempo: 2 dias.


Itajaí

A cidade realiza em outubro uma grande festa portuguesa, a Marejada, com pratos à base de bacalhau e de frutos do mar, além de apresentação de danças folclóricas. Outra atração é a boa oferta de restaurantes, os melhores da região. Longe do porto, na Praia Brava quebram as ondas mais propícias para surfe no norte de Santa Catarina. No meio do caminho fica a Praia de Cabeçudas, tranqüilas apesar de urbanizada. Tempo: 1 dia.


Balneário Camboriú

As belas praias, a boa oferta de hotéis e a famosa vida noturna atraem no verão turistas de todo o Brasil e da Argentina, principalmente jovens. Fora da temporada recebe muitas convenções e turistas de terceira idade. Entre os passeios estão o teleférico que liga a barra Sul à Praia de Laranjeiras, o Bondindinho que percorre dia e noite as principais ruas e avenidas do balneário e a Vila Gastronômica, uma rua só de restaurantes. A cidade também é usada como base para divertir no Beto Carreiro World, fazer compras em Brusque e beber cerveja na Oktoberfest, em Blumenal. As praias do Centro ficam congestionadas na alta temporada. Quem quer mais sossego deve seguir para as praias que ficam mais ao sul: Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro, Estaleirinho e Pinho, esta reservada para o nudismo. Tempo: 2 dias.


Bombinhas

Conhecida por ser um excelente local para mergulho. A principal atração para os aficionados é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um conjunto de 3 ilhas a 7km da costa. As diversas escolas de mergulho da região organizam excursões e não é necessário ter experiência. As praias de Bombas, Bombinhas e Zimbros são enseadas com mar tranqüilo. Quatro ilhas e Mariscal têm mar aberto e bons pontos para o surfe. O município possui trilhas que levam a praias desertas e vilas de pescadores. Tempo: 2 dias.


Porto Belo

Baía de águas tranqüilas com várias marinas. É ponto de partida para a Ilha de Porto Belo, onde pode-se praticar esportes náuticos, caminhar por trilhas de Mata Atlântica e visitar o pequeno museu da família Schürmann. O acesso à ilha é feito por escunas ou pequenos barcos, que saem de Porto Belo. As mesmas embarcações levam o visitante a outras praias do município, como a primitiva Praia do Estaleiro. A Praia do Araçá é muito procurada por pescadores. Tempo: 1 dia.


Governador Celso Ramos

Apesar de estar entre Florianópolis e Porto Belo, a região não é muito procurada para o turismo. Isso se deve à pequena infra-estrutura e às precárias estradas de terra. O isolamento, no entanto, permite que as praias tenham pouco movimento e sejam quase de uso privado dos hóspedes das pousadas. Na Ilha de Anhatomirim, a 5' de barco a partir da Praia do Antenor, pode-se conhecer a Fortaleza de Santa Cruz, construída pelo portugueses em 1744 e ainda bem-conservada. De Florianópolis também partem escunas rumo à ilha. Tempo: 1 dia.



Como Ir - A BR - 101 é uma das estradas mais movimentadas e perigosas do país . As obras de duplicação no litoral norte foram terminadas e melhoraram muito o acesso à região, mas o trecho ainda apresenta sinalização deficiente. Algumas praias de Penha, Bombinhas e Governador Celso Ramos são alcançadas somente por estradas de terra em estado precário. É recomendável ligar antes para saber as condições dos acessos.


Quando Ir - No verão, para aproveitar as praias. Fora da temporada as cidades ficam mais tranqüilas e os hotéis têm preços menores, porém o visitante encontrará muitas opções de hospedagem e de restaurantes fechadas. Nesse período, a estrutura hoteleira de Balneário Camburiú é muito usada por excursões de terceira idade.


O que Ver e Fazer - O passeio de escuna à Ilha de Porto Belo, o mergulho na Reserva do Arvoredo, em Bombinhas, o Museu do Mar e os passeios de barco em São Francisco do Sul, o Parque Beto Carreiro World, em Penha e a Fortaleza de Santa Cruz, em Governador Celso Ramos. O teleférico, a vida noturna e as praias mas tranqüilas do litoral sul de Balneário Camboriú.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja