Mundo Mulher

Cavernas de São Paulo

Cavernas de São Paulo Capão Bonito

A Fazenda Intervales, no município de Ribeirão Grande, é ideal para quem gosta de fazer trilhas e explorar grutas. A Gruta do Fendão é indicada para os mais aventureiros: possui cerca de 1km de extenção, o rio que passa dentro da gruta tem 1,2m de profundidade e é obrigatório o acompanhamento de monitor. Uma opção mais leve é a trilha autoguiada, com 5km de extenção, próxima à sede do parque. Tempo: 2 dias.


Iporanga

A principal vantagem da cidade é reunir um grande número de cavernas alcançadas a partir de um mesmo ponto: o Núcleo Santana, localizado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). O local é bom para camping, realizado dentro do parque e em frente às principais cavernas e ao Rio Bethary. Uma vez no Núcleo Santana, não há problemas de locomoção, mas o caminho a partir do Centro de Iporanga é precário, devido às quedas de barreira que costumam ocorrer no verão. Em Apiaí, a principal atração são as cavernas do Núcleo Caboclos, também pertencentes ao Petar. Artesãos rurais de Apiaí produzem um curioso trabalho de cerâmica e madeira representando pessoas e animais. Tempo: 3 dias.


Eldorado

O turismo na região concentra-se nas visitas à caverna do Diabo, uma das mais ricas do país em formações rochosas e número de galerias. Alguns rios e cachoeiras, como a Queda de Meu Deus, marcam a paisagem, mas o acesso é muito difícil, não somente às trilhas, mas à própria cidade, que fica quase isolada na época das chuvas. Tempo: 1 dia.


Como Ir

BR-116:a Régis Bittencourt é uma das rodovias mais perigosas do país. Por essa razão está sendo duplicada, o que exige atenção máxima dos motoristas. Na região serrana, o traçado antigo não comporta o tráfego atual. Tem acostamento e pista irregulares. Apesar do alto índice de acidentes no Vale do Ribeira, é comum encontrar caminhões e ônibus desrespeitando a sinalização e o limite de velocidade. O acesso a Iporanga deve ser feito por Jacupiranga e Eldorado. Os Acessoso para as principais atrações turísticas de Eldorado estão sujeitos a queda de barreiras. O caminho por Barra do Turvo tem um trecho de terra intransitável.

Quando Ir

A região pode ser visitada o ano inteiro, mas as chuvas (dez/mar) costumam danificar as estradas e dificultar o acesso, principalmente para Iporanga. Em algumas cavernas cortadas por rios, como a Casa de Pedra em Iporanga, os meses de estiagem proporcionam mais segurança para a travessia.


O que Ver e Fazer

Caverna do Diabo e Cachoeira Queda de Meu Deus em Eldorado, Caverna de Santana (Núcleo Santana) e Casa de Pedra (Núcleo Casa de Pedra) em Iporanga e Fazenda Intervales em Capão Bonito.


O que Levar

Repelente, lanterna à prova d'água, calçados antiderrapantes, cantíl, roupas de tactel.

O que Comprar

Em Apiaí são produzidas esculturas de argila e madeira. Em Eldorado, derivados da banana, como pinga e doces.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja