Mundo Mulher

Seu guia turistico

Turismo - Rio - Santos - SP Santos

É uma das cidades mais antigas do Brasil. além das praias e de uma orla urbanizada, oferece várias atrações: museus , construções históricas (no Centro existem 400 imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico), passeios de barco na baía e trilhas e cachoeiras na Serra do Mar. Um passeio diferente é ver a cidade e o mar do mirante do Monte Serrat, com subida por bondinho. Destaque para o mergulho na Laje de Santos, onde existem mais de 100 espécies de peixes e barcos naufragados. Tempo: 2 dias.

Guarujá

Lugar muito procurado pelos paulistas na temporada. As praias mais distantes do Centro, como Pernambuco, São Pedro e do Pinheiro são um pouco menos movimentadas e oferecem boas opções de esportes náuticos. Perto da balsa para Bertioga começa uma trilha que leva às ruínas da Ermida de Santo Antônio de Guaibê e às praias Branca e Preta, procuradas para prática de surfe. Um passeio interessante é a visita ao Forte dos Andradas, de onde se tem uma bela vista das praias ao sul. A mais nova atração da cidade é o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul, com mais de 700 espécies de animais marinhos e Tanque de Contato, lugar onde o visitante pode tocar os peixes. Tempo: 2 dias.


Bertioga

Além dos 40km de praias e do Forte de São João, o mais antigo do Brasil, destacam-se as várias opções de ecoturismo na Mata Atlântica e nos rios da região. Entre os passeios mais procurados está a visita à Usina de Itatinga, construída no começo do séc. XX, que inclui caminhada por trilha na mata e parada para banho em cachoeira. Outra opção é o passeio de canoa pelo Rio Itaguaré. Do canal também partem passeios de barco e excursões de pesca. Tempo: 2 dias.


São Sebastião

O litoral de 100km tem enseadas, ilhas e praias para todos os gostos. Desde as mais procuradas e badaladas da costa sul (Maresias e Camburi) até outras, pacatas e escondidas por elevações da Serra do Mar (Barra do Saí, Juqueí e Juréia). No centro Histórico, ruas estreitas e casarões centenários que fizeram parte da Capitania de São Vicente são o destaque. São Sebastião é o melhor lugar para comer no litoral norte, principalmente para quem gosta de receitas à base de peixes. Destaque para o azul-marinho, prato típico caiçara. Tempo: 3 dias.


Ilhabela

Os ventos costantes no Canal de São Sebastião atraem muitos velejadores profissionais e amadores. Anualmente são realizados importantes campeonatos, destacando-se a Semana de Vela (julho). Na costa há cerca de 10 navios naufragados, visitados por mergulhadores mais experientes. Para os principiantes, o local mais indicado é Ilha das Cabras, de fácil acesso e exuberante vida marinha. A maior parte de Ilhabela foi declarada Parque Estadual, o que estimula a preservação da mata, onde há centenas de cachoeiras e trilhas pouco exploradas. No lado da ilha voltado para o mar aberto fica a Praia de Castelhanos, semideserta e cercada por Mata Atlântica. Tempo: 3 dias.


Caraguatatuba

As praias da região são urbanizadas, extensas e com areia batida e só as mais distantes do Centro oferecem alguma tranquilidade. Tempo: 1 dia.


Ubatuba

Há opções de praias para todos os públicos, desde as ondas fortes de Itamambuca (uma das preferidas pelos surfistas) até as águas calmas da Lagoinha. Chamam a atenção também as desabitadas com acesso por trilhas, como Conchas e Deserta. Para quem procura movimento, as melhores alternativas são a Praia Grande e os animados passeios de escuna até a Ilha Anchieta, onde estão as ruínas de um antigo presídio. Em Ubatuba ainda são encontrados trechos preservados de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar. Nos 309 mil ha do parque (80% da área do município) surgem praias, costões, mangues, restingas, comunidades caiçaras, ruínas de fazendas e cachoeiras. Tempo: 3 dias.



Como Ir

SP-55 e BR-101: a Rio Santos alterna trechos de serra com outros perto da praia. Entre Camburi, Boiçucanga e Meresias a pista é perigosa, estreita e cheia de curvas. Não existe acostamento de Juqueí a Maranduba. O tráfego é intenso na temporada, com congestionamento entre São Sebastião e Caraguatatuba. Na temporada, em feriados e fins de semana, a melhor forma de evitar fila nas balsas entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga e São Sebastião e Ilhabela é utilizar o serviço de travessia com hora marcada colocado à disposição pela Dersa (empresa que administra a balsa Tel.:0800555510).


Quando Ir

Para aproveitar melhor as praias, os meses de verão são os mais adequados. Mas durante as férias pode haver congestionamentos e, às vezes, falta de água. No inverno os surfistas aproveitam as ondas mais fortes.


O Que Ver e Fazer

As praias, a vida noturna agitada durante a temporada, os passeios de escuna (Guarujá, Bertioga, São Sebastião e Ubatuba), os parques estaduais (Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela), os fortes (Guarujá, Bertioga) e as construções históricas de Santos e São Sebastião.


O que Levar

Não se esqueça de que Ilhabela e Ubatuba exigem repelente. Tênis para caminhadas em trilhas e protetor solar são bastante recomendados.


O Que Comer

Pastéis gigantes em Bertioga. Peixe com banana ou azul-marinho em Ubatuba.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja