Mundo Mulher

Rio - Santos

Turismo - Rio - Santos - RJ Rio de Janeiro

Além das praias, a cidade é muito bem servida de museus, construções históricas, parques e opções de passeio. Destaque para o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Histórico da República, que estão entre os melhores do Brasil. O Corcovado e o Pão de Açúcar, 2 cartões-postais da cidade, atraem turistas em busca de visões panorâmicas da Baía de Guanabara. O Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca (dentro do Parque Nacional da Tijuca) têm excelente esquema de visitação, permitindo passeios com segurança. As praias mais limpas se encontram no extremo da zona sul, como as Grumari e Prainha. Copacabana, Leblon e Ipanema, no entanto, continuam imbatíveis em charme e badalação possuem infra-estrutura de lazer e concentram restaurantes, bares e quiosques ao longo da orla. A cidade também é conhecida por abrigar eventos que reúnem milhões de pessoas, como o desfile das ecolas de samba, no Carnaval, e o Réveillon na Praia de Copacabana. Tempo: 2 dias.


Angra dos Reis

Dezenas de baías, pequenas enseadas, praias tranqüilas e o mar com cor de esmeralda marcam a paisagem. É um dos melhores locais para mergulho do litoral sudeste, com pontos ideais em quase todas as ilhas da baía. Nos passeios de barco, as ilhas Gipóia, Botinas e Cataguases são paradas obrigatórias. Tempo: 2 dias.


Ilha Grande

Com 193km2 de área, é a maior ilha da baía onde está Angra dos Reis. A natureza quase intocada de enseadas, rios, cachoeiras e locais para mergulho e a ausência de carros atraem muitos jovens e turistas estrangeiros. Tempo: 4 dias.


Parati

Fundada no fim do séc.XVI, foi importante entreposto comercial durante os ciclos do Ouro e da Cana. Preserva um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos do país, tombado pelo Patrimônio Histórico. Do porto de onde partiam navios cheios de ouro, hoje saem barcos para as dezenas de ilhas e centenas de praias da da baía. É bastante visitada por turistas estrangeiros, e também por mergulhadores, atraídos pela boa visibilidade. As melhores ficam na Vila de Trindade, que oferece mais sossego, belas paisagens e piscinas naturais. Tempo: 3 dias.


Como Ir

Rio-Santos: a estrada recebeu nova sinalização de solo no trecho fluminense, o asfalto está em boas condições, mas vários pontos sem acostamento e alguns buracos no trecho que faz divisa com o Estado de São Paulo. Fique atento nas imediações de Parati, onde há muitas ondulações na pista. No período de chuvas (out/mar), a estrada sofre quedas de barreira e erosões nos trechos entre Ubatuba e Mangaratiba.

Quando Ir

Para aproveitar melhor as praias e o mergulho, os meses de verão são os mais adequados. Mas durante as férias pode haver congestionamentos e, ocasionalmente, falta de água. Durante o inverno chove menos e a temperatura é amena, ideal para atividades como trekking.


O que Ver e Fazer

Além das praias, os passeios de barco ou escuna são obrigatórios para conhecer e desfrutar das ilhas praticamente desertas em Angra dos Reis, Parati e Ilha Grande. As paias de Trindade não podem faltar, bem como um mergulho pelas águas claras e tranqüilas da região. Não deixe de visitar o Centro Histórico de Parati e a cidade do Rio de Janeiro.


O que Levar

Repelente, protetor solar e boné de aba larga. Equipamento de mergulho básico (snorkel, nadadeiras e máscara) e calçados confortáveis.


O que Comprar

Miniaturas de barcos e cachaça em Parati.

O que Comer

Camarão casadinho, em Parati.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja