Mundo Mulher

Circuito das Águas

Circuito das Águas Poços de Caldas

Por estar em região de origem vulcânica suas águas minerais mais famosas são as sulfurosas, usadas para tratamento de doenças de pele e banhos terapêuticos nas Termas Antônio Carlos. O balneário é o único do país equipado com sala de mecanoterapia. Outro destaque são os cristais feitos com a técnica trazida da cidade italiana de Murano. Distante 40km de Poços de Caldas, a cidade de Andradas tem boas opções de hospedagens para quem quer contato mais próximo com a natureza. Tempo: 3 dias.

Monte Sião

Tem boa diversidade de malhas a preços baixos. Numa caminhada pelo Centro, é impossível deixar de notar as pequenas vitrines e galerias com ofertas de malhas, a maioria dirigida ao púvlico feminino. Outro produto tradicional da cidade é a porcelana branca com flores azuis, vendida numa loja de fábrica. Tempo: 1 dia.


Águas de Lindóia

O ritmo tranqüilo da cidade e as fontes radiativas descobertas no início do séc. XX, são os principais atrativos. Grupos de terceira idade fazem visitas periódicas ao bem estruturado balneário. Na temporada, famílias com crianças lotam os hotéis que oferecem equipes de recreação. Tempo: 3 dias.


Serra Negra

É uma das estâncias hidrominerais mais urbanas do Estado e divide com Amparo o título de vida noturna mais animada da região. Possui várias fontes de águas radiativas espalhadas pelo perímetro urbano, com destaque para a remodelada Fonte Santo Agostinho. No Centro vendem-se malhas e acessórios de couro. Ainda preserva algumas tradições, como as charretes que levam o visitante aos principais pontos turísticos. Tempo: 2 dias.


Bueno Brandão

Tem 33 cachoeiras, mas nem todas podem ser visitadas. As mais bonitas são as do Limoeiro, dos Luís, do Machado II, dos Félix e Cascavel. Do Pico da Torre, o mais alto da cidade, avista-se a Serra da Mantiqueira. Como a cidade tem uma rede hoteleira pequena e muito simples, o visitante pode optar por dormir em hotéis de cidade próximas, como Águas de Lindóia, Monte Sião e Socorro. A última é ligada a Bueno Brandão por uma estrada de terra com pequeno trecho de asfalto, onde estão localizadas algumas cachoeiras indicadas. Tempo: 2 dias.


Socorro

Produtora de malhas e de roupas para bebês. Atualmente é muito procurada para a prática de várias modalidades de turismo aventura no Rio do Peixe, como rafting, rapel e canyoning. Tempo: 1 dia.


Águas de São Pedro

O menor município brasileiro em área territorial (3,6km2) oferece um refúgio tranqüilo para quem quer deixar o corre-corre de São Paulo. Possui um famoso hotel-escola e, entre suas águas minerais, existe uma com o maior teor de enxofre da América. A vizinha São Pedro (6km) é freqüentada por adeptos de esportes como pesca, trekking, canyoning e cavalgadas. Tempo: 1 dia.


Brotas

Os esportes radicais como o rafting, o rapel e o bóia-cross, praticados no Rio Jacaré-Pepira e nas dezenas de cachoeiras, tornaram a cidade um dos principais roteiros ecoturísticos de São Paulo. Os hotéis não dão conta do número de visitantes que procuram a cidade nos finais de semana em busca de muita aventura. Tempo: 4 dias.


Como Ir

SP-330 (Anhangüera) e SP-348 (Bandeirantes): as estradas ligam São Paulo a Campinas. A Rodovia dos Bandeirantes tem 3 pistas e a Anhangüera, com um traçado antigo e sinuoso, duas. O asfalto e a sinalização estão bem-conservados. O tráfego flui bem na maior parte do trecho.

Quando Ir

É uma região que pode ser visitada durante o ano todo. No inverno, as malharias são muito procuradas e o movimento do turismo de um dia congestiona os ruas. Como os hotéis costumam ficar lotados em julho, recomenda-se fazer a reserva com antecedência.

O que Ver e Fazer

As termas em Poços de Caldas e Araxá; os esportes radicais em Brotas e Socorro; o vôo livre em Araxá, Poços de Caldas e Andradas. A cachoeira de Bueno Brandão.

O que Levar

Em Brotas, tênis velhos para participar de rafting. Toalhas e chinelos para usar nos balneários são dispensáveis, pois costuma ser fornecidos.

O que Comprar

Malhas em Monte Sião, Jacutinga e Socorro. Queijos e doces são famosos em toda a região. Cristais de Murano em Poços de Caldas e porcelanas em Monte Sião. Sabonetes de lama e doces caseiros feitos por D.Joaninha, em Araxá.

O que Comer

Queijos e doces caseiros (de leite, mamão verde e goiabada). Pingas artesanais em Monte Alegre do Sul (perto de Serra Negra).

Fonte: Guia Localiza Roteiros de Viagem 2002.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja