Mundo Mulher

Belo Horizonte Roteiro Centro- Sul

 

Roteiro Centro- Sul

Os prédios e construções do hipercentro de Belo Horizonte apresentam estilos arquitetônicos diferentes. O corredor da principal avenida da cidade, a Afonso Pena, é uma boa vitrine dessa progressão de estilos e de décadas. O Tribunal de Justiça, na Afonso Pena, 1420, em estilo eclético, data de 1911. O elegante e luxuoso Automóvel Club, na Afonso Pena, 1394, foi construído na década de 20 para reunir a nata da sociedade mineira. Da década de 40, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na Afonso Pena, 1212, tem características Art Decô com volumes geométricos no traçado da fachada. O Edifício Acaiaca, na Afonso Pena, 867, com 29 andares, é um marco da verticalização de Belo Horizonte. Foi inaugurado em 1943, em estilo Art Decô e influência marajoara. Praça Sete de Setembro Localizada no cruzamento de duas principais avenidas da cidade, a Afonso Pena e a Amazonas, é um marco de referência do centro comercial de Belo Horizonte. Na confluência das avenidas, fica o obelisco conhecido popularmente como "Pirulito", marco comemorativo do centenário da Independência do Brasil.

Parque Municipal Américo Reneé Giannetti

Primeira área de lazer e contemplada da cidade, o Parque Municipal foi inaugurado em 1897, na antiga "Chácara do Sapo", onde residia o engenheiro Aarão Reis, responsável pelo planejamento da nova capital. Surgiu inspirado nos parques franceses da Belle Époque, com roseiras e coreto. Em meio a muito verde, estão mais de 50 espécies de árvores, onde ficam diversos equipamentos de lazer. Hoje, o espaço funciona também como centro de educação ambiental. Outras atrações dentro do Parque Municipal são o orquidário da cidade, o teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes. Av. Afonso Pena, s/n - Centro - Tel. 3277.4161 - 3ª a dom. das 6h às 18h.

Palácio das Artes

Inaugurado em 1971, o Palácio das Artes é o maior e mais diversificado complexo cultural de Minas Gerais. Abriga três teatros, três galerias de arte, cinema e mais livraria, café e espaço fotográfico. Oferece programação de qualidade nas mais diversas expressões da arte. O prédio tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e no mesmo espaço funciona o Centro de Artesanato Mineiro. Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Balcão de Informação Turística e Cultural - Tel. 3237.7399 - Tece-Ingresso: 3237.7301 www.palaciodasartes.com.br

Conservatório UFMG

O antigo prédio de Escola de Música da UFMG, construído em 1926, foi totalmente restaurado, e abriga agora o Conservatório UFMG, um espaço cultural multiuso. O acervo, em exposição permanente, é composto por duas coleções: a Brasiliana, que reúne objetos de arte, livros e documentos raros de grande valor histórico, artístico e documental, e a de Arte Contemporânea, que representa a arte produzida em Minas na década de 60. Av. Afonso Pena, 1534 - Centro - Tel.3218.9300 www.consertosconservatoriosufmg.com.br

Centro de Cultura Belo Horizonte

A construção distingue-se na cidade como um dos poucos exemplares da arquitetura neogótica, de inspiração portuguesa. Construído em 1914, para abrigar o Conselho Deliberativo da Capital, primeiro órgão legislativo municipal, e a Biblioteca Pública Municipal, o edifício tem rica decoração externa e interna. O prédio tombado passou por uma reforma para sediar o Centro de Cultura Belo Horizonte, inaugurado em 1977, com o objetivo de ser um espaço voltado à cultura. R. da Bahia, 1149 - Centro - Tel. 3277.4014 - 2ª a 6ª das 9h às 21h, sáb e feriados das 9h às 18h e dom. das 14h às 18h.

Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, esta feira surgiu na Praça da Liberdade, em 1969. Logo se tornou ponto de encontro de várias gerações e despertou a atenção dos visitantes e turistas para a riqueza e diversidade dos trabalhos expostos. A feira extrapolou os limites da praça e foi transferida para a avenida Afonso Pena em 1991. a Feira acontece todos os domingos e hoje são cerca de três mil expositores divididos em 17 setores. Av. Afonso Pena - Centro - Dom. das 8h às 14h.

Feira Tom Jobim

No agradável ambiente, sob a sombra de árvores frondosas, da avenida Bernardo Monteiro acontecem duas feiras. A feira de antiguidades que reúne cerca de 30 expositores para a comercialização de móveis e objetos antigos, além de adornos e a Feira de Comidas Típicas, um verdadeiro festival gastronômico ao ar livre. São cerca de 80 barracas que oferecem comidas e bebidas de várias regiões, sendo também servidos pratos internacionais. Av. Bernardo Monteiro, entre Av. Brasil e R. dos Otoni - Funcionários - Sáb. das 9h às 16h. Ônibus 9501 - Jaraguá / São Lucas. Parada - Av. Afonso Pena, entre R. Espírito Santo e R. Tupis - lado par.

Feira de Flores e Plantas Naturais

A Feira de Flores e Plantas Naturais constitui um atrativo à parte em Belo Horizonte. Nela são encontrados os mais diversos tipos de plantas, inclusive bonsais. A feira vem crescendo, já conta com cerca de 50 expositores e se tornou programa obrigatório às sextas-feiras. Funciona à sombra de enormes fícus, o que lhe confere um ar bucólico. Av. Bernardo Monteiro entre a Av. Brasil e R. dos Otoni - Funcionários - 6ª das 8h ás 21h. Ônibus 9501 - Jaraguá /São Lucas, Parada - Av. Afonso Pena entre R. Espírito Santo e R. Tupis - lado par.

Igreja da Boa Viagem

A história da Catedral da Boa Viagem se confunde com a própria história de Belo Horizonte. Desde o princípios do século XVIII existia, onde hoje se encontra a Catedral, uma pequena capela de pau-a-pique, típico exemplar da arquitetura colonial mineira. A capela antiga foi substituída pela nova catedral, cuja construção terminou em 1932. em estilo neogótico, a Catedral da Boa Viagem abriga vitrais de grande beleza e seu altar-mor é todo trabalhado em mármore de Carrara. O dia 15 de agosto é dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem, que é a padroeira de Belo Horizonte. R. Alagoas, entre R. Timbiras e R. Aimorés - Fumcionários - Tel. 3222.2361 - 3ª a 6ª das 6h às 22h, e sáb. das 6h às 22h, dom. e feriados das 6h ás 22h.

Igreja São José

Primeira igreja projetada para a nova capital, foi inaugurada em 1905 e logo se tornou ponto de encontro religioso da sociedade. Foi entregue ao padres redentoristas com projeto arquitetônico dos irmão Gregório e Werenfrid, além de pinturas do imigrante alemão Shumacher. R. Tupis, 164 - Centro - Tel. 3273.2988 - 2ª a sáb. das 7h às 11h e 15h às 20h, 3ª das 7h às 17h, 4ª das 7h às 20h e dom. das 7h às 20h.

Mercado Central

Inaugurado em 1929, ocupa uma área privilegiada na região central da cidade. São mais de 400 lojas, que vendem de tudo desde hortifrutigranjeiros de ótima qualidade, produtos típicos como os queijos e doces mineiros, passando pelo artesanato ervas e raízes medicinais, até a venda de loterias. Nos bares mais, populares, muita gente se reúne para apreciar os famosos tira-gostos regado a cerveja gelada. Misturando tradição e memória com aspectos da vida moderna, o Mercado Central é mais do que uma grande feira ou um centro de abastecimento:é um espaço descontraído de convívio social. Av. Augusto de Lima, 744 - Centro - Tel 3274.9434 - E-mail: mercado @mercadocentral.com.br - www.mercadocentral.com.br - 2ª a sáb. das 7h às 18h, dom. e feriados das 7h às 13h

Minas Centro - Centro de Convenções

O Minascentro (Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro) é um dos maiores e mais modernos centros de convenções do país. Possui uma área total de 30164 m2, dividida em três pisos, com capacidade para 10 mil pessoas. O prédio foi construído em 1926, para ser sede da Escola de Aperfeiçoamento. Em 1948, passou a abrigar a Secretaria de Estado da Saúde. Em estilo neoclássico, sua arquitetura foi preservada, apesar das reformas para transformá-lo em entro de convenções Av. Augusto de Lima, 785 - Centro - Tel. 3217.7900 - www.minascentro.com.br

Museu Histórico Abílio Barreto

Com sede moderna, inaugurada em dezembro de 1998, o MHAB é dotado de área externa, composta por jardins e palco ao ar livre que, harmoniosamente, se integram ao casarão, edificação remanescente do arraial do Curral Del Rei. Acervos textuais, iconográficos e tridimensionais estão disponíveis para pesquisa e visitação. Exposições permanentes e temporárias exibem o rico acervo do museu. Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim - Tel. 3277.8573 - E-mail: mhab@pbh.gov.br - www.pbh.gov.br/cultura/museu-abílio-barreto.htm

Fonte: Guia Turístico Belo Horizonte - Brasil

 

 

 

 

 

 

 
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja