Mundo Mulher

Aragarças - Praias e belezas naturais

Aragarças - Praias e belezas naturais

13/07/2009

Além das atrações musicais e esportivas, foi preparada estrutura para receber 20 mil turistas todo fim de semana na praia mais agitada de Aragarças

Mês de julho, Aragarças, cidade localizada a 398 quilômetros da capital, já entrou no ritmo das férias. É mês de alta temporada nas várias praias que se formam ao longo do Rio Araguaia. Mas é na Quarto Crescente, com sua areia grossa e sua água fria, que são esperados 20 mil turistas por fim de semana. E a expectativa não será difícil de ser alcançada.

Na quinta-feira, a Banda Rastapé será a grande atração do palco montado na Quarto Crescente. No sábado, haverá eleição da Garota Praia 2009. Já no dia 24, a agitação ficará por conta da banda Biquíni Cavadão. Nos outros fins de semana serão realizados shows com bandas regionais. Isso sem contar as atrações esportivas, como torneios regionais de futebol e vôlei de areia, entre outros.

O prefeito Marcos Antônio de Oliveira, o Marcão, informa que Aragarças a cada ano oferece uma temporada de férias mais profissional. “Estamos trabalhando para transformar a cidade em polo educacional, de saúde e de turismo”, completa. Mas é na área turística que a administração municipal tem feito grandes apostas. Tanto que criou, na Fundação de Ensino Superior de Aragarças, o curso de Turismo.

Essa preocupação também foi demonstrada pela secretária de Indústria, Comércio, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, Dulce Gomes dos Reis Chaves. Ela explicou que o Serviço Brasileiro de Apoio Sebrae fará uma pesquisa no município para levantar o verdadeiro potencial da atividade.

Organização
A cidade, segundo Marcão, está bem organizada, limpa e pronta para mostrar a hospitalidade de seus moradores. Foram montadas dez barracas de alimentação e bebidas, cinco de sorvetes e lanches. A Polícia Militar colocou 30 homens na praia para dar segurança aos turistas e o Corpo de Bombeiros, 11. Os banhistas ganharam uma área demarcada, para evitar afogamentos e acidentes com embarcações. Delegacia Estadual do Meio Ambiente e conselho tutelar também marcam presença. Foi montada ainda uma barraca para a Secretaria de Saúde do município, para dar orientações sobre saúde e proceder à distribuição de preservativos.

Na praia também não haverá poluição sonora, em cumprimento de termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com o Ministério Público estadual. Todas as barracas tocam a mesma música, gerada por uma central de som, chamada Rádio Praia. A transmissão começa às 8 horas e termina às 20 horas. Após esse horário, serão permitidos apenas luaus.

Na Avenida Beira-Rio são várias as opções de hospedagem e de alimentação. Na semana passada, os bares e restaurantes estavam concluindo os preparativos para receber os turistas. Em alguns, além do estoque reforçado de bebidas e comidas, estavam ocorrendo verdadeiras transformações na infraestrutura, com a construção de áreas climatizadas e até ampliação do espaço físico.

Nas praias
Mas quem pensa que agitação é só na cidade está enganado. Nas praias já tem muita gente acampada. Na Praia Pitomba, por exemplo, que fica a pouco mais de meia hora de barco rio abaixo, várias famílias já estavam acampadas. Entre elas, a de Roberto Galvão. “Aqui o celular não pega. Estou só descansando”, disse ele, enquanto degustava um piau frito e uma latinha de cerveja.

Um pouco mais abaixo, na Pousada Água Santa, que tem como principal atrativo piscina de água termal, Maria Aparecida de Paula se preparava para receber os turistas que fizeram reserva nos 11 apartamentos que possui. “Tem muita gente vindo para cá. Estamos até fazendo ranchos para quem se interessar”, afirmou.

O turista que quiser se arriscar em uma pescaria ou em passeios pelo rio poderá obter informações sobre guias de pesca e aluguel de barcos e motores de popa no hotel em que estiver hospedado. Algumas dicas de passeio são o Córrego Areia – que tem água cristalina, apropriada para o banho – e a região conhecida por Ouro Fino, no Rio Araguaia – tem várias formações rochosas dentro do rio.

 Foto: A Praia Quarto Crescente, em Aragarças, está pronta para receber os turistas durante a temporada de férias de julho

O Popular/João Carlos de Faria
de Aragarças

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja