Mundo Mulher

SEMANA DA PÁTRIA EM SANTOS

SEMANA DA PÁTRIA EM SANTOS

 

01/09/2009

      Baile da Independência e desfile cívico-militar são duas comemorações que os turistas que descerem para a Baixada Santista, no feriadão, ainda poderão aproveitar das atividades da Semana da Pátria. A conotação religiosa será dada com a celebração do Dia da Padroeira. Espetáculos do Festa – Festival Santista de Teatro darão o tom artístico e cultural, acrescidos pela Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos.

        O baile será na sexta-feira (dia 4), às 21h, no Iate Clube de Santos (Rua Funchal, 1140, Guarujá). Já o tradicional desfile terá início às 9 h de 7 de setembro, na Av. Bartolomeu de Gusmão, na orla da praia santista. As comemorações da Semana da Pátria são uma realização da Prefeitura de Santos e da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, com a parceria das demais prefeituras da região.

 

Dia da Padroeira

Missas, procissão, novenas, shows musicais e quermesses marcam a programação de do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat,  padroeira da cidade. A imagem da santa ficará exposta na Catedral para visitação até terça-feira (dia 8), quando será reconduzida ao santuário do morro em procissão, logo após missa campal, às 9h30. Nos dois últimos dias de comemorações ( 7 e 8) haverá shows e quermesses, a partir das 20h, no Monte Serrat.

A abertura das festividades aconteceu no sábado (dia 29), com missa no santuário do Monte Serrat. Às 17h, teve início a procissão para recepcionar a imagem, vinda do alto até o sopé do monte, onde foi homenageada com fogos e  chuva de prata. Na sequência, a procissão dirigiu-se à Catedral (Praça José Bonifácio - Centro Histórico), onde o bispo dom Jacyr Francisco Braido rezou missa solene.

Festival Santista de Teatro

         Em sua 51ª edição, o Festa – Festival Santista de Teatro terá início na terça-feira (dia 1º de setembro),  às 19h30, com abertura de exposição, que tem curadoria de Carlos Bellini. Segue-se cerimônia oficial (às 20h) e o espetáculo Nocaute, de Marcelo Mansfield, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias),

A partir deste ano, o Festa, que se estende até quarta-feira (dia 09), será mais abrangente. Não se restringirá apenas aos grupos de teatro amador, passando ainda a ser direcionado às demais categorias teatrais. Além dessa novidade, a edição de 2009 prestará homenagem ao renomado dramaturgo santista Carlos Alberto Soffredini. Enfatizando esse tributo, o Festa realizará a Mostra Cenas Soffredini, que contará com apresentação de textos do dramaturgo, coordenados por sua filha, Renata Soffredini.

Ligadas a essa mostra especial, haverá exibições dos 30 espetáculos selecionados que competirão dentro das seguintes categorias: Mostra Nacional Adulto; Mostra Nacional Infantil; Mostra Convidada; Mostra Estadual de Teatro de Rua e Mostra Regional Aparte Teatral. O Festival realizará, ainda, workshops com profissionais da área.

O evento será promovido em cinco pontos. No Teatro Municipal Braz Cubas (onde também fica o Espaço Mostra Soffredini), Teatro Guarany, Teatro do Sesc, Oficina Regional Pagu e Praça Mauá.  Os ingressos custam R$ 10,00 no Teatro Municipal e R$ 8,00 no Sesc. As demais apresentações são gratuitas. A realização é da Associação dos Artistas, Associação Santista de Teatro e Prefeitura de Santos. A programação completa está no site www.festasantos.com.br. Informações: (13) 3061-5006.

 

Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos.

        Peixes grandes da cultura nacional, como Ruy Castro, Milton Hatoum, Arnaldo Antunes, Zuenir Ventura, José Roberto Torero, Amyr Klink, Laurentino Gomes, Marcia Tiburi e Theo Roos são nomes certos na Tarrafa Literária - 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos , que acontece de 3 a 7 de setembro, no Teatro Guarany, no Centro Histórico. A abertura será no dia 3, às 21 horas, com pocket show do músico Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e entrega de pergaminhos das obras de Euclides da Cunha, o homenageado da festa literária. “ Esse incentivo à leitura e ao debate ressalta a posição de Santos como um dos municípios brasileiros que mais se empenha na difusão da cultura”, declara o prefeito João Paulo Papa.

         Os debates entre escritores e profissionais do meio editorial terão como foco a multiplicidade dos gêneros literários e de seus representantes, mediados por referências da área de cultura, que inclui até futebol e esportes aquáticos. A entrada para acompanhar as mesas diárias de debates entre autores e jornalistas é liberada ao público, mediante a entrega de um livro usado, na porta do teatro.

A festa literária também contempla a faixa etária infantil, que terá contação de histórias e oficinas culturais nas atividades da Tarrafinha, no Teatro Guarany. Da programação consta jogo de futebol entre os participantes, no estádio do Santos Futebol Clube.

Segundo José Luiz Tahan, realizador do evento, o 1º Encontro Internacional de Escritores em Santos colocará a cidade em evidência no meio cultural, no qual historicamente sempre foi referência. "Santos é celeiro de grandes atores, autores e artistas de um modo em geral. Com a Tarrafa Literária, vamos reforçar esta característica, por meio da literatura. A primeira edição já começa com grandes participantes, mediadores e apoiadores. "

        A realização é da Realejo Livros & Edições e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, Prefeitura de Santos e Sistema A Tribuna de Comunicação. A Vila Belmiro sediará um jogo de futebol entre os participantes do evento. Programação completa: www.tarrafaliteraria.com.br

Foto: AÉREA PRAÇA INDEPENDENCIA -TADEU NASCIMENTO

 Amélia Fernandez Gonzalez - Reg.12.512  - amelia.secom@santos.sp.gov.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja