Mundo Mulher

O Rio continua lindo. E está na moda

09/11/2009

Seja de dia, seja à noite, Cidade Maravilhosa oferece passeios imperdíveis

O Rio de Janeiro continua lindo, nunca deixou de ser a Cidade Maravilhosa e agora vive uma fase especial. É o point do momento, pois nos próximos anos vai sediar uma final de Copa do Mundo (2014) e uma Olimpíada (2016), sem falar que já recebeu o Pan em 2007. Somando isso às belezas naturais, que outro lugar há de concorrer com a capital dos fluminenses?

Ao ganhar de Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) a disputa para sediar os Jogos Olímpicos, a cidade subiu ao degrau onde está a elite mundial. É hora, portanto, de quem não conhece conferir o que o Rio tem. E quem já viu terá uma grata surpresa ao perceber que o lugar melhora a cada dia.

O legado do Pan e a preparação para o que vem por aí vão deixando marcas positivas na cidade, principalmente na área de segurança.

Com os cuidados normais que um visitante deve tomar em qualquer metrópole, um passeio pelos pontos turísticos do Rio deixou de ser algo arriscado. E, cá pra nós, disputando de igual para igual com outros pontos turísticos, o Rio ganha fácil. Que o digam os moradores de Chicago, Madri e Tóquio, derrotados na corrida olímpica.

Opções
Um passeio pela terra da garota de Ipanema obriga o turista a seguir uma espécie de roteiro sagrado por lugares esculpidos pelos deuses. Por mais que sejam figurinhas carimbadas nos catálogos de belas paisagens, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã, Lapa e praias não perdem nunca seus encantos.

Não dá para ir ao Rio e não visitá-los, seja quantas vezes você for.

No caminho entre um e outro vão surgindo atrações também imperdíveis, como Igreja da Candelária, Praça XV, Aterro do Flamengo, Quinta da Boa Vista, Museu Nacional, ensaio das escolas de samba, feijoada em Santa Tereza e as comunidades nos morros, que também já recebem turistas. Sem falar na vida noturna, repleta de teatros, bares, boates e casas de shows.

São muitas as opções e por isso é preciso organizar bem o roteiro para aproveitar melhor o tempo. É fundamental não ter pressa.

ROTEIRO BÁSICO

As boas surpresas de Niterói

Vale a pena atravessar a ponte para conhecer as praias e as obras de Niemeyer

Niterói é uma grata surpresa para quem está no Rio e resolve conhecer o outro lado da Baía de Guanabara. Com forte apelo cultural e belas praias, a cidade tem o segundo maior número de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e espera um dia abrigar todo o acervo desse gênio.

O lado niteroiense da baía abriga o Caminho Niemeyer, um conjunto projetado pelo mestre da arquitetura. O Teatro Popular e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) se destacam pela beleza e imponência – o ingresso para o MAC custa R$ 4 e no local há um bistrô com ampla visão do Rio de Janeiro.

O almoço é bem servido e com preço justo.

No passeio por Niterói é obrigatória uma visita ao Bairro São Domingos, onde está o Solar do Jambeiro, um sobrado do século 19 todo revestido de azulejo português. Outra atração imperdível é a Fortaleza de Santa Cruz, que por ser o ponto mais perto do Pão de Açúcar, do outro lado da baía, oferece uma visão privilegiada.

Niterói se orgulha de abrigar o maior complexo de fortes e fortalezas da América Latina. Por isso – e também pelo agito cultural, pela gastronomia, pelas praias e pelo seu pólo de moda –, Niterói não deve ser
deixada de lado para quem visita o Rio.

Foto 2 : Museu de Arte Contemporânea em Niterói: beleza e imponência na criação do arquiteto Oscar Niemeyer

Hotel
Niterói também conta com edificações modernas que chamam a atenção. Uma delas é o prédio do Hotel Mercure Orizzonte, que fica à beira mar e se impõe pela arquitetura arrojada. Com 139 apartamentos, o lugar tem a curiosa tradição de receber noivas nos dias de casamento, seja para a preparação para a cerimônia e a festa ou para a lua-de-mel.

O hotel, assim como toda a rede – que tem 43 estabelecimentos em 24 cidades no Brasil –, não dá tratamento especial só para as noivas. Todo dia 19 de cada mês, por exemplo, R$ 1 de cada diária dos hóspedes vai para o Retiro dos Artistas, entidade que cuida de ídolos da TV e do rádio que hoje estão desamparados depois da fama.

Outro trabalho social do Mercure é a Diária Cultural, que dá desconto especial na tarifa de fim de semana em qualquer unidade para quem apresenta ingresso de alguma atração artística, como show musical, cinema, museu e espetáculo de teatro. No Rio o hotel tem unidades em Niterói, Ipanema, Macaé, no Arpoador, Botafogo e Leblon.

 

 

O Popular/Luciano Martins Do Rio de Janeiro - O jornalista viajou a convite da rede Mercure de hotéis

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja