Mundo Mulher

Madri e seus encantos

23/01/2012

Moderna e cosmopolita, mas conservando seu passado imponente, capital espanhola oferece um ótimo roteiro cultural


Catedral de Almudena: construção histórica da cidade que merece uma visita
Erika Lettry
 
Real Jardim Botânico: projetado por F. Sabatini em 1774
Erika Lettry
 
Palácio Real: em estilo neoclássico e com interior suntuoso
Erika Lettry
 
Mercado de São Miguel: grande oferta de comida e bebida
Erika Lettry
 
Praça do Teatro Real Madri: cartão postal da cidade

Se é inevitável que a crise econômica da Espanha cause um impacto negativo na vida dos moradores - o país quer cortar 36 bilhões de euros de seus planos de gastos -, por outro lado pode ser um bom momento saber por que cerca de 56,9 milhões de visitantes estiveram no país só no ano passado. Interessados em manter uma das áreas mais lucrativas da Espanha, é certo que a receptividade dos espanhóis em relação aos turistas - tida como um dos pontos fracos do país - vai aumentar.


E, se tiver alguma dúvida sobre quais destinos escolher, não titubeie: a capital Madri é cheia de atrativos. Moderna e cosmopolita, a cidade divide sem drama espaço com o passado, e fica próxima a destinos charmosos como Toledo, Alcalá de Henares e Segóvia (ver texto na página 3) . E poucos são os locais que se encaixam tão bem em perfis diferentes de personalidade quanto Madri, que já foi denominada como capital gay e também uma das que têm as noites mais animadas da Europa.

Mas, por mais agitação que se busque, uma vez estando em Madri é inevitável seguir um roteiro cultural. A capital espanhola abriga dois dos principais museus do mundo: o Museu do Prado, que guarda obras-primas como A Anunciação , de Fra Angélico, e As Meninas , de Velázquez, e o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, que tem em seu acervo Guernica , a obra mais importante do pintor Pablo Picasso. O primeiro museu, que tem mais de 6 mil obras, é dedicado a pessoas interessadas nas artes clássicas, enquanto o segundo é voltado especialmente para aqueles que se interessam por arte contemporânea.

A oferta cultural próxima aos dois museus também é grande. O Museu do Prado fica na Rua Feliz IV, que se encontra numa área conhecida como Prado Velho ou Prado dos Jerônimos. Nesta localidade, concentram-se os museus Thyssen-Bornemisza, o Museu Nacional de Artes Decorativas, Naval e Caixaforum. Para descansar os olhos de tanta beleza artística, há ainda nas proximidades o Real Jardim Botânico, projetado por Francisco Sabatini em 1774.

Palácio Real

Outro destino imperdível é o Palácio Real - construído em 1764 em estilo neoclássico com as ruínas do Alcázar mouro -, que foi a residência dos Bourbons até 1931. Apesar do aspecto austero por fora, o Palácio Real é cheio de riquezas em seu interior. Nele há telas de Velázquez, Goya e Bosh, além de coleções de armaduras e tapeçarias. O Palácio Real é também a residência oficial do rei Juan Carlos e da rainha Sofia, embora só seja realmente utilizado por eles em ocasiões solenes. A troca de guardas também costuma acontecer periodicamente, mas com intuito principal de manter vivo o interesse do turista pelo local.

Próximo ao Palácio Real está localizado o Teatro Real, que foi desenhado em função da reforma da Praça do Oriente - por isso seu formato de hexágono. Para quem gosta de assistir a concertos e óperas, o Teatro Real é um dos endereços mais tradicionais da Espanha. Este mês, está na programação as óperas líricas Iolanta , de Piotr Ilich Chaikoviski, e Perséphone , de Igor Stravinski. Os ingressos são vendidos pela internet (www.teatro-real.com/es), mas, dependendo do espetáculo, é possível comprar também no local. O preço em média é de 15 euros, nos assentos mais distantes do palco.

Dicas

- A Decolar tem pacotes (voo mais hospedagem) a partir de R$ 2,8 mil, em uma simulação com saída em 1º de fevereiro e retorno em 10 de fevereiro. Já o Submarino Viagens tem pacotes a partir de R$ 2,7 mil, na mesma data. Os preços são para quarto de casal.

- Conexões Madri-Aeroporto
Metrô: Linha 8
Ônibus: Linha 200
Táxi: Cerca de 30 euros até o centro histórico (o Aeroporto de Barajas fica a 16 quilômetros do centro de Madri)

- Principais estações
Renfe (www.renfe.es)
Atocha (conexões com Portugal, o centro e o sul da Espanha)
Príncipe Pio (conexões com o subúrbio)
Chamartín (conexões com o norte da Espanha e da Europa)

- Os ônibus funcionam das 6 à meia-noite de 15 em 15 minutos. Até as 3 horas, a cada meia hora. Depois das 3 horas, os ônibus passam de hora em hora, com saída da Plaza de Cibeles.

- O metrô funciona até 2 horas da manhã.

Fonte: Madri, Seu Guia Passo a Passo , da PubliFolha)
O Popular - Texto e fotos: Erika Lettry - De Madri

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja