Mundo Mulher

Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes).

Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes).

04/08/2010

Os trabalhos de artesãos de 11 Estados brasileiros e de 16 países podem ser conferidos a partir desta quarta-feira (04) até domingo no Centro de Convenções de Goiânia, na Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes).

Vão expor suas criações artesãos do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Também está confirmada a presença de representantes do Congo, Egito, Emirados Árabes, Equador, Gana, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Marrocos, Paquistão, Peru, Quênia, Tunísia e Turquia.

Um dos destaques desta edição da feira deve ser a tenda de Marrocos, que vai expor objetos como cerâmica, pufes, lenços, entre outros produtos típicos daquele país. Também estão sendo aguardadas as peças de decoração em vidro da artista Fernanda Lobianco, de Niterói (RJ), reconhecida internacionalmente por seu trabalho.

Outros itens que o visitante poderá conhecer são cristais de murano, bordados do Ceará, tapetes, estruturas de madeiras, telas, colchas, almofadas, roupas, bijuterias, velas, cerâmicas, fotos de época, bolsas, panelas de barro, chapéus, joias artesanais, cachaça, sucos, vinhos e queijos.

Os organizadores da feira, Geraldo Guimarães e Maria Mathias, lembram que, por serem comercializados diretamente do país de origem, sem intervenção de atacadista, os produtos em exposição têm preços mais atrativos. Artigos da Indonésia e do Marrocos, por exemplo, devem ser vendidos por um terço a menos do que o valor comercializado em lojas de decoração.

Oficinas
A feira vai oferecer também oficinas gratuitas de lapidação em pedra, tear, cerâmica e reciclagem. As aulas serão ministradas na quinta e na sexta-feira, a partir das 16 horas, e no sábado e domingo, a partir das 14h30. Com duração de uma hora, as aulas serão ministradas por artesãos cadastrados na Central de Comercialização do Artesanato Goiano – programa da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás (SIC).

As inscrições podem ser feitas durante a feira no estande dos cursos. A Central de Artesanato Goiano terá ainda um estande para comercializar produtos de 95 municípios do Estado cadastrados no programa, entre eles, Pirenópolis, Córrego do Ouro, Hidrolândia e Jataí.

Pela primeira vez em Goiânia, a feira, que é realizada há sete anos pela Guimarães Mathias Feiras e Eventos, está em sua 23ª edição e já percorreu diversas cidades pelo Brasil. O objetivo é proporcionar ao visitante a oportunidade de fazer uma volta pelo mundo por meio da arte e da cultura dos povos expositores e entrar em contato com os artesãos.

A feira gera em torno de cem postos de trabalho temporário durante a semana, entre montadores, vendedores e tradutores. A primeira edição foi realizada em Vitória (ES), depois o grupo seguiu para Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Logo vieram outras cidades e Goiânia é o mais novo destino da feira.

Evento: Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes)
Data: De quarta-feira (04) a domingo (08)
Horário: Das 15 às 22 horas, de hoje a sexta-feira, e das 13 às 22 horas,
no sábado e no domingo
Local: Centro de Convenções de Goiânia – Pavilhão Azul (Rua 4, Centro)
Ingresso: R$ 6 (idosos pagam meia-entrada)

Goiasnet.com/Ana Cláudia Rocha - O Popular

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja