Mundo Mulher

Câmara e Senado reúnem assinaturas para abertura de CPI

18/04/2012


Horas depois de o Senado conseguir 67 assinaturas no requerimento de abertura da CPI para investigar o contraventor Carlinhos Cachoeira - 40 a mais do que era o mínimo necessário, a Câmara conseguiu 340 assinaturas de deputados. O número de assinaturas aponta a disposição dos partidos em abrir a comissão, já que eram necessárias 171 assinaturas na Câmara para abertura da comissão. O requerimento para abertura da CPI já foi protocolado na Secretaria do Congresso, e agora as assinaturas serão conferidas pelas Casas de origem.

A expectativa é que a sessão do Congresso para fazer a leitura do requerimento ocorra na quinta-feira, e até as 0h desse dia assinaturas podem ser adicionadas ou retiradas. O senador Walter Pinheiro (BA), líder do PT, não garantiu que a CPI ainda poderá ser aberta nesta semana. O senador afirmou que as condições para a abertura da CPI foram alcançadas.

- Vamos fazendo cada coisa no seu devido tempo - disse.

Até a noite desta terça, o requerimento tem 272 assinaturas que foram entregues diretamente à secretaria da mesa da Câmara. Os partidos do governo também apoiaram a abertura da CPI. O PMBD tem 46 assinaturas (a bancada do partido tem 79 deputados no total) e o PT, 78, dos 85 deputados do partido.

O PSDB tem 50 assinaturas; PPS tem 10; DEM conseguiu que seus 27 deputados assinassem; PV, 6; Psol, 3. O PR coletou 16 assinaturas. O PMN entregou 2. Outros partidos levaram suas assinaturas ao Senado, e voltaram juntos à Câmara para entregar os documentos: PcdoB, 11; o PSB, 25; PDT, 23; PRB, 5; PSD, 24; e o PP, 13. O PTB tem apenas a assinatura de seu líder.

O requerimento de criação da CPI para apurar denúncias contra o contraventor Carlinhos Cachoeira já conta com 60 assinaturas, 33 a mais do que o necessário, de acordo com o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA). Como a CPI é mista, a Câmara precisa coletar 171 assinaturas. Segundo Pinheiro, a ideia é protocolar o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito na manhã da próxima quinta-feira. O objetivo da CPI é investigar as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários. A oposição ao governo no Congresso Nacional fez hoje uma manifestação de apoio à assinatura do requerimento para abertura da CPI mista.

Na tarde desta terça. A oposição ao governo no Congresso Nacional fez uma manifestação de apoio à assinatura do requerimento para abertura da CPI mista, com objetivo de investigar o contraventor Carlinhos Cachoeira e suas relações com políticos. Deputados e senadores de partidos da oposição se reuniram na liderança do PSDB na Câmara, como uma forma de mostrar que, caso haja algum recuo dos parlamentares na abertura da CPI – ou na condução dos trabalhos da comissão após aberta - ele não parte dos partidos oposicionistas. Participaram do ato PSDB, DEM e PPS. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), da ala oposicionista do partido, foi chamado para companhar a manifestação.
Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja