Mundo Mulher

Dirceu é condenado por maioria dos ministros do STF


10/10/2012

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado por corrupção ativa pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do Mensalão. Condenaram Dirceu o relator Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. A pena do ministro só será definida ao fim do julgamento de todo o processo. Dirceu ainda será julgado pelo crime de formação de quadrilha.
 
No entendimento dos ministros, José Dirceu comandou o mensalão e dava respaldo ao ex-presidente da sigla, José Genoino, e ao ex-tesoureiro Delúbio Soares --ambos também condenados pela maioria da Corte -- para que realizassem as negociações de compra de apoio político dos parlamentares da base aliada no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Dirceu só foi absolvido pelo revisor penal da ação, ministro Ricardo Lewandowski, e por José Dias Toffoli, que votou hoje. Segundo os dois, não existiam provas do conhecimento do réu sobre o esquema de pagamento de propina a parlamentares.
 
O ex-ministro condenado hoje começou sua carreira como líder estudantil e foi deputado estadual e federal antes de assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) e chegar ao governo Lula, em 2002.
Goiasnet.com

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja