Mundo Mulher

Choque entre helicóptero e avião deixa ao menos 2 mortos

09/08/2009

Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, confirmou em entrevista coletiva na tarde deste sábado (8) que dois corpos foram resgatados do rio Hudson, após o choque no ar entre um helicóptero de turismo e um pequeno avião.  No total, nove pessoas estavam nas duas aeronaves.

A Guarda Costeira havia falado no resgate de uma pessoa, mas Bloomberg disse não haver sobreviventes. O acidente deste sábado foi em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York.

Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local para fazer as buscas. Das nove possíveis vítimas, três estavam no avião e seis no helicóptero. Entre os dois passageiros do avião havia uma criança, e o helicóptero levava cinco turistas italianos, além do piloto.

O prefeito também informou que destroços de uma aeronave foram encontrados no rio, mas disse que ainda não dá para precisar se é do avião ou do helicóptero.

Uma testemunha que estava em terra em Hoboken disse ter ouvido o barulho parecido com o de um escapamento de carro, e disse que depois viu o helicóptero caindo "como uma pedra". Segundo ele, o pequeno avião perdeu uma asa. "Os dois aparelhos iam na mesma direção e se chocaram sobre a água, e aí ouvi uma explosão", contou uma testemunha ao canal NY1.

Aeronaves

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião Piper PA-32 havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey.

Já o helicóptero Eurocopter AS 350 era operado pelo grupo Liberty Tours, que faz voos panorâmicos em Nova York. A empresa divulgou em seu site que é a maior operadora de helicópteros de turismo e fretamento do nordeste dos EUA. Na hora do acidente, o tempo estava bom.
 
Há dois anos, um helicóptero da Liberty enfrentou problemas também sobre o rio Hudson, durante um passeio turístico. Na ocasião, o piloto conseguiu posar com segurança e tirar da aeronave sete passageiros.

Pouso de emergência

Em janeiro, um jato da US Airways com mais de 150 pessoas a bordo caiu no rio Hudson, após ter aparentemente sido atingido por um bando de pássaros. Todas as 155 pessoas a bordo da aeronave sobreviveram ao pouso de emergência do Airbus A320, logo depois que o jato decolou do aeroporto LaGuardia, em Nova York.

A calma do piloto Chesley "Sully" Sullenberger, ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, diante de uma situação de pressão o tornou herói durante tempos de crise econômica.

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja