Mundo Mulher

Testes ajudam a identificar o sexo no início da gravidez

11/09/2009

Acaba de chegar ao Brasil o primeiro teste caseiro que identifica o sexo do bebê a partir da 10a semana de gestação. Similar ao teste de gravidez, o exame é feito pela análise da urina, que em dez minutos fica verde (se for menino) ou laranja (se for menina). Segundo o fabricante do teste Intelligender - Menino ou Menina, o laboratório Cimed, a precisão do teste chega a 90%.

Lançado em 2006 nos Estados Unidos, ele é vendido em farmácias e custa, em média, R$ 280. O teste, no entanto, pode não ser preciso se a mulher estiver grávida de gêmeos fraternos, se ela tiver feito sexo nas 48 horas que antecedem o exame ou estiver fazendo tratamentos à base se progesterona.

Embora ele seja seguro, o novo teste ainda não é recomendado pela maioria dos ginecologistas. O principal motivo é o preço, que é quase equivalente ao exame de sangue que detecta o sexo do bebê a partir da 8a semana de gestação. A ginecologista e obstetra Simone Nogueira, da clínica Dale, lembra que o teste sanguíneo tem 100% de acerto, já que identifica a presença ou ausência do cromossomo Y.

- No exame tradicional, feito com ultrassonografia, começa a ser possível identificar o sexo do bebê a partir da 12a semana de gestação. Com quatro meses de gravidez, ou 16 semanas, geralmente é possível ter certeza se a grávida vai ter um menino ou uma menina - explica a médica. O resultado do exame de sangue costuma sair em até duas semanas, dependendo do laboratório. Mas, se a ansiedade for muita, o teste caseiro pode ajudar a aplacar a ansiedade da futura mamãe.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja