Mundo Mulher

10º Canto da Primavera - Pirenópolis - Goiás

16/09/2009

 

10º Canto da Primavera, que será realizado entre os dias 22 e 27, conta com programação de shows bem diversificada

Cerca de 35 mil pessoas são esperadas na décima edição da Mostra de Música Canto da Primavera, que será realizada em Pirenópolis entre os dias 22 e 27. Quem for à cidade nesse período poderá assistir a shows bem diversificados. A programação deste ano, que será aberta no dia 22, às 20 horas, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com um show e o lançamento do CD Cinematecla do pianista goiano Ricardo Leão, inclui apresentações de Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Hamilton de Holanda, conjunto Libertango, Ricardo Silveira Trio e da Orquestra de Câmara Goyases.

Foram inscritos para a décima edição da mostra 101 artistas, dos quais 23, incluindo 3 de Pirenópolis e 1 de Brasília, foram selecionados para participar do Canto da Primavera. Essa é a primeira vez que músicos pirenopolinos e brasilienses se apresentam no festival. “Estamos ampliando o intercâmbio com os músicos de Brasília, que também vão abrir espaço em seus festivais para músicos goianos, e dando espaço a artistas de Pirenópolis”, observa a presidente da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Linda Monteiro.

A capital federal será representada na mostra pelo grupo Patubatê. A participação de Pirenópolis será bem eclética com a apresentações da cantora de pop rock Nayzis, do sertanejo Pedro Ivo e da banda de reggae Arawaks. Os outros selecionados são Andréia Teixeira e Reinaldo Reis, Arnaldo Freire, Banda Cega Machado, Banda Cine Capri, Bebel e os Motherfuckers, Casa Bizantina, Chico AAfa, Cortejo com Vida Seca, Forró Agarradinho, Grace Carvalho, Jam Brasil, Larissa Moura, Milla Tuli, Nila Branco, Pádua, Rogério Caetano, Tônzera, Trio Quebrando o Tabu e Valéria Costa.

Gripe suína
Mesmo diante da pandemia de gripe A, que levou as autoridades da área da saúde a desaconselhar a promoção de eventos com grande concentração de pessoas, a Agepel e a Prefeitura de Pirenópolis decidiram manter o festival, mas adotaram várias medidas para a prevenção da doença entre o público, que deve ser o dobro do registrado na edição de 2008.

A presidente da Agepel, Linda Monteiro, acredita que o festival pode ser realizado com segurança e que a suspensão poderia provocar pânico entre a população. Nos últimos dias, ela reuniu-se com técnicos da Secretaria de Saúde de Pirenópolis e com a secretária Estadual de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, para definir estratégias de prevenção da doença durante o evento.

Uma das medidas a ser adotada ao longo dos seis dias de shows, oficinas culturais e lançamento literário, será a instalação de recipientes com álcool gel em locais de grande aglomeração, como as entradas do Cine Pireneus e do Teatro Sebastião Pompeu de Pina. Durante os eventos, os apresentadores também estarão orientando o público sobre os sintomas da doença e como preveni-la. O público ainda vai receber folhetos com essas informações.

Para assegurar o atendimento aos turistas e pirenopolinos durante o Canto da Primavera, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde vão instalar três postos de assistência em locais estratégicos. Uma ambulância do Corpo de Bombeiros também estará de plantão permanente para garantir o atendimento e, se necessário, o transporte de pacientes com suspeita da doença.

Livro
No dia 25, às 21 horas, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, acontecerá o lançamento do livro Ataulfo Alves, Vida e Obra, do jornalista, pesquisador e compositor Sérgio Cabral. Além dos shows e desse lançamento, a programação também inclui sete oficinas: bateria, contrabaixo, percussão, piano, sopro, violão e guitarra e técnica vocal – esta será realizada pela primeira vez.

Consideradas um dos pontos altos da programação, pois permitem a troca de experiência entre músicos de diversos gêneros, as oficinas, que até o ano passado aconteciam no mesmo local, serão realizadas dos dias 23 a 26 em duas escolas da cidade: a Municipal Tia Olívia e a Estadual Comendador Joaquim Alves.

O encerramento das oficinas está marcada para o dia 26, às 11 horas, no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, com um workshop com professores e alunos. Para facilitar o acesso do público às oficinas e apresentações, o tráfego de veículos nas ruas centrais, entre o Cine Pireneus e o teatro, será interditado durante todo o festival.

Programação

O Popular - Rosane Rodrigues da Cunha

:::DIA 22
Teatro Sebastião Pompeu de Pina
20 horas: Abertura oficial - Show Ricardo Leão com o lançamento do CD Cinematecla

Cine Pireneus
22h30: Shows Larissa Moura e Pádua

:::DIA 23
Cine Pireneus
20 horas: Shows ayzis e Tônzera

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21h30: Shows Trio Quebrando o Tabu e Jam Brasil

:::DIA 24
Largo da Ponte de Pedra
18 horas: Show Chico AAfa

Cine Pireneus
19h30: Master class Hamilton Holanda

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21h30: Show Libertango

Palco do Rosário
22h30: Shows Pedro Ivo e Forró Agarradinho

:::DIA 25
Largo da Ponte de Pedra
18 horas: Show Andréia Teixeira e Reinaldo Reis

Cine Pireneus
20 horas: Shows Banda Cine Capri e Bebel e os Motherfuckers

Teatro Sebastião Pompeu de Pina
21 horas: Lançamento do livro Ataulfo Alves, Vida e Obra, de Sérgio Cabral
21h30: Show Ricardo Silveira Trio

Palco do Rosário
22h30: Shows Banda Cega Machado e Arnaldo Antunes

:::DIA 26
Teatro Sebastião Pompeu de Pina
11 horas: Cortejo com Vica Seca
21h30: Shows Rogério Caetano e Grace Carvalho

Largo da Ponte de Pedra
18 horas: Shows DJ Simone Junqueira e Milla Tulli

Cine Pireneus
20 horas: Shows Banda Arawaks e Casa Bizantina

Palco do Rosário
22h30: Shows Nila Branco e Toni Garrido

:::Dia 27
Igreja Matriz
10 horas: Shows Arnaldo Freire, Orquestra de Câmara Goyases e convidados

Palco do Rosário
17h30: Shows Valéria Costa e Patubatê

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher