Mundo Mulher

Path.com

Path.com

20/11/2010 

Comunidade virtual só permite no máximo 50 amigos

Os internautas que querem uma rede mais pessoal e se sentem constrangidos em negar pedidos de amizade no Facebook e no Orkut agora têm uma nova opção a rede social. O Path.com é mais um site focado em compartilhamento de fotografias, mas com um detalhe: capa pessoa pode ter no máximo 50 amigos. O Facebook, por exemplo, alega que seus usuários têm em média 130 amigos, mas muitos ultrapassam o número de mil.

Em contraponto à tendência da maioria das redes sociais, onde a inclusão de mais e mais "amigos" é encorajada, a proposta por trás do projeto de Dave Morin, ex-diretor de projetos do Facebook, é garantir uma comunicação efetiva entre pessoas que você já conhece - e nas quais confia.

Focado em imagens, o Path é feito para funcionar primordialmente em aparelhos móveis. A ideia é que se compartilhe fotos e momentos com seus amigos através do celular. Por enquanto ele funciona no iPhone e no iPod Touch, mas a empresa está trabalhando em versões para Android e outros aparelhos.

- Nós acreditamos que o futuro da internet será mais pessoal. Foi preciso que toda a informação da web fosse organizada pelo Google e depois socializada por sites como o Facebook para que chegássemos a esse ponto onde o pessoal é a próxima fase - disse Morin, em entrevista à BBC.

O limite de 50 amigos segue as conclusões de um estudo feito pelo professor de psicologia Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. Segundo ele, o cérebro humano consegue administrar no máximo 150 pessoas no círculo social, sendo que 50 é o limite comum de nossas redes sociais na vida real. Essa relações incluem amigos, família, colegas de trabalho e conhecidos.

Segundo Morin, o Facebook é a rede que reproduz a vida real, onde você esbarra com desconhecidos "na rua" por boa parte do tempo e precisa ficar mais atento a privacidade. O Path pretende ser o lugar onde você compartilha informações apenas com pessoas com as quais tem mais intimidade.

O presidente da empresa e cofundador, ao lado de Morin, é ninguém menos que Shawn Fanning, criador do Napster. Entre os investidores do site estão Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook; Ron Conway, que investiu também no PayPal e no Google; Kevin Rose, fundador do Digg; Mark Benioff; do Salesforce, e o ator Ashton Kutcher.

Goiasnet.com/O Globo Online

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja