Mundo Mulher

Planta faz com que inseto herbívoro atraia predadores pelo cheiro

  26/04/2011

Cientistas identificaram o que pode ser um mecanismo de defesa bastante incomum utilizado por uma planta contra seus predadores. Os tricomas são pequenas projeções nas folhas que se parecem com pelos e que normalmente oferecem obstáculos, armadilhas ou substâncias tóxicas aos animais herbívoros.

Porém, um estudo do setor de Ecologia Química do Instituto Max Planck em Jena, na Alemanha, publicado nesta semana pela "Proceedings of the National Academy of Sciences" (publicação científica editada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos) mostrou que na Nicotiana attenuata, uma espécie selvagem de tabaco, o funcionamento dos tricomas é diferente.

Nessa planta, os tricomas são compostos principalmente de sacarose, o açúcar comum, ligado a uma cadeia de ácidos alifáticos. A substância doce atrai lagartas recém-nascidas, mas gera um efeito colateral. Os corpos e as fezes dessas lagartas adquirem um cheiro característico que atrai insetos maiores, como formigas, que se alimentam das lagartas.

O açúcar funciona, portanto, como uma forma de atrair predadores maiores para eliminar os herbívoros que atacam a planta. Agora, a equipe liderada por Ian Baldwin deve continuar as pesquisas para determinar se a estratégia molecular é mesmo uma “defesa indireta”, no sentido ecológico.

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja