Mundo Mulher

Diretor e atriz ingleses vencem na festa de Hollywood

Oscar 2009 teve como melhor diretor Danny Boyle, de Quem Quer ser um milionário, e Kate Winslet como melhor atriz no papel de uma nazista em O Leitor

Rute Guedes

O diretor inglês Danny Boyle, de Quem Quer Ser Um Milionário foi ganhador do Oscar, em sua primeira indicação, depois de obras marcantes como Cova Rasa e Trainspotting. Até às 1h30, o prêmio de melhor filme não havia sido anunciado.

Kate Winslet, depois de seis indicações e várias demonstrações de um talento singular, finalmente foi reconhecida pela Academia por sua atuação como uma nazista em O Leitor. O prêmio de melhor ator foi para Sean Penn por Milk, no papel de um ativista gay, na surpresa dos que acreditavam no favoritismo de Mickey Rourke.

As premiações começaram às 22 horas com o Oscar de atriz coadjuvante. Penélope Cruz, favorita por sua atuação como em Vicky Christina Barcelona, de Wood Allen, levou a sonhada estatueta (ela já foi indicada antes por Volver, de Pedro Almodóvar).

Agradeceu a Woody Allen, que lhe deu uma personagem excêntrica e sensível, mas não esqueceu de Pedro Almodóvar, que lhe deu os primeiros papéis de sua carreira. Para terminar, falou em espanhol, lembrando sua família e a classe artística de seu País.

O roteiro original premiado foi o de Milk, de Dustin Lance Black, baseado na vida real de um ativista pelos direitos dos gays nos EUA. Em seu discurso, o roteirista falou direto aos gays: “vocês são criaturas amadas por Deus e terão direitos iguais em breve nesta nação”.

O primeiro troféu de um dos favoritos da noite, Quem Quer Ser Um Milionário?, foi o de roteiro adaptado, assinado por Simon Beaufoy (de Tudo ou Nada). A montagem agitada e fotografia de cores quentes, por vezes claustrofóbicas do filme, também foram premiadas. O suspense entre os dois favoritos se manteve a noite toda. A seguir, O Curioso Caso...levou as estatuetas de direção de arte, maquiagem e efeitos visuais.

Na categoria de longa de animação, o fenômeno Wall-E, da Pixar, foi o vencedor, confirmando as boas críticas que o filme recebeu desde o lançamento e também a ótima carreira nas bilheterias.

Um dos momentos mais emocionantes da festa foi a premiação de Heath Ledger, o segundo prêmio póstumo em 81 edições do Oscar.

O australiano, que morreu no início de 2008, antes que Batman-O Cavaleiro das Trevas fosse lançado, impressionou o mundo do cinema ao interpretar a versão mais bombástica e instigante do vilão Coringa até hoje. O troféu foi entregue aos pais do ator.Durante a festa, que já chegou às três horas e meia de duração, seu para sentir o andamento mais rápido da programação, um pouco mais enxuta, mas com o glamour de sempre.

Fonte: opopular.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja