Mundo Mulher

Google lança ferramenta específica para árabes

 09/09/2009

O Google lançou nesta terça-feira (8) uma ferramenta on-line que permite aos usuários árabes responderem perguntas uns dos outros, numa medida destinada a aumentar a quantidade de conteúdo na web disponível na língua árabe.

A gigante de buscas decidiu lançar a sua ferramenta - chamada Google Ejabat - após descobrir que muitas pesquisas de seus usuários árabe "não conseguiam chegar a resultados relevantes". E, de acordo com estimativa da gigante de buscas, menos de 1% de todas as informações on-line está em árabe.

"Nós reconhecemos que os usuários são os melhores para responder a perguntas uns dos outros dentro de uma comunidade e este produto é a forma perfeita para permitir que eles contribuam e compartilhem informações", disse Wael Ghonim, gerente de marketing e produto do Google para o Oriente Médio e África do Norte.

O Google já oferece páginas de pesquisa no idioma árabe e sua plataforma de publicação Blogger é popular entre as faixas de crescimento da região de escritores on-line.

A empresa não oferece um serviço como o Ejabat em inglês, mas lançou ferramentas similares em russo, chinês e tailandês, disse a porta-voz Joanne Kubba, baseada em Dubai, nos Emirados Árabes.

O novo serviço do Google surge duas semanas depois de o Yahoo ter comprado o Maktoob.com, um dos maiores portais do mundo árabe, por um montante não revelado.

Assim como o Google, o Yahoo está de olho em servir de maneira mais adequada à crescente fatia de jovens antenados que vivem no Oriente Médio.

O Yahoo diz que acordo vai permitir que a companhia ofereça versões em árabe de seus serviços de e-mail e mensagens, enquanto expande sua presença em mercados de rápido crescimento, nos quais tem chance de se tornar "a escolha on-line".

Goiasnet.com/G1

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja