Mundo Mulher

Uso do Photoshop gera polêmica nos EUA e na Europa

Uso do Photoshop gera polêmica nos EUA e na Europa

 

09/10/2009

Não é de hoje que programas de edição de imagem como o Photoshop despertam discussões. De um lado, anunciantes e editores afirmam que homens e mulheres não gostam de ver corpos 'normais', de pessoas com alguns quilinhos a mais, nas páginas das publicações. Por outro lado, pesquisas feitas nos Estados Unidos apontam que a magreza excessiva retratada nas revistas e nos anúncios voltados para mulheres diminui a autoestima do sexo feminino, e aumenta os índices de anorexia, bulimia e intervenções estéticas desnecessárias entre as leitoras.

A polêmica do Photoshop aumentou esta semana após a veiculação de anúncio da nova campanha da Ralph Lauren, que retrata uma modelo tão magra que sua cabeça parece maior do que seus quadris. A imagem, junto com a da atriz Jessica Alba, 'emagrecida' no calendário da Campari, a da modelo Twiggy no mais recente anúncio da Olay, e o da Gisele Bunchen para a London Fog, que teve a barriga de cinco meses de gravidez removida após a edição de imagens, motivou o Parlamento Britânico a proibir anúncios ou matérias modificadas digitalmente.

A democrata Jo Swinson, que moveu a ação, justificou o pedido dizendo que "a ideia irreal do que é belo está colocando uma pressão absurda nas adolescentes hoje. O 'airbrushing' cria imagens inatingíveis que nenhuma mulher consegue imitar na vida real. O foco na aparência feminina está fora do controle, ninguém tem pele, cabelo ou corpos perfeitos, mas a maioria das mulheres hoje não aceita nada além da perfeição".

As leitoras das revistas femininas estão tão acostumadas a imagens modificadas que a revista americana Glamour virou notícia quando publicou a foto de uma modelo, apenas de calcinha, sem imperfeições corrigidas. A barriguinha saliente causou as mais variadas respostas das leitoras, segundo divulgou a editora Cindi Leive no próprio site da revista.

A quantidade de cartas e emails foi tanta que a revista lançará, na edição de novembro, a campanha "Body Revolution", com modelos de todos os tamanhos estampando seus editoriais.

"A foto polêmica não foi de uma modelo ou de uma celebridade, mas de uma mulher linda, sentada de calcinha, com um sorriso no rosto. Modelo gorda? Não, Lizzie é absolutamente normal", escreveu Cindi Leive em seu blog.

Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja