Mundo Mulher

Gianecchini recebe autotransplante de medula óssea

12/01/2012


 
O ator Reynaldo Gianecchini, de 39 anos, fez na manhã desta quinta-feira o autotransplante de medula óssea, segundo boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde ele está internado desde dia 4 de janeiro.

Ainda segundo o boletim médico, o procedimento transcorreu sem intercorrências. Gianecchini permanecerá internado para recuperação e não há previsão de alta.

O ator recebeu uma infusão de células tronco de sangue periférico, parte de seu tratamento contra linfoma não Hodgkin de células T. O procedimento, que não é cirúrgico, na prática é parecido com uma transfusão de sangue, com a diferença de que em vez de receber sangue, o paciente recebe células tronco previamente extraídas dele mesmo.

A extração de células tronco geralmente é feita por meio de uma máquina, que retira sangue do paciente e separa as células tronco, também conhecidas como células precurssoras. Outro método - mais antigo e menos utilizado - consiste em perfurar o osso para extrair manualmente as células tronco. A extração é feita depois do paciente ser submetido à quimioterapia. As células precurssoras são então congeladas para aguardar o momento adequado da infusão.

Antes do autotransplante, o paciente é submetido a uma nova rodada de sessões de quimioterapia, desta vez mais fortes, para eliminar células cancerígenas que tenham resistido à primeira etapa de tratamento. Não há riscos no procedimento de autotransplante. O risco está na quimioterapia, que reduz o sistema imunológico do paciente, expondo-o a infecções.

A expectativa é que, após o autotransplante, as células tronco se multipliquem e repovoem a medula óssea do paciente.

Gianecchini foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin de células T (câncer que atinge o sistema linfático) em agosto do ano passado. Goiasnet.com/ O Globo
 


 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja