Mundo Mulher

Twitter desbocado de Luana Piovani vira personagem

Twitter desbocado de Luana Piovani vira personagem

18/06/2012

 

 
Há pouco mais de um mês, a atriz Luana Piovani foi convidada a integrar o elenco de "Guerra dos sexos", próxima novela das 19h, com estreia na Globo prevista para outubro. O convite havia sido feito, antes, a Grazi Massafera, que preferiu declinar para cuidar do filho recém-nascido.

Ao anunciar a novidade em sua página no Twitter, Luana alfinetou: "Não basta ser lindíssima, amor. Tem que ser atriz!" Recebeu, em resposta, uma saraivada de críticas — que tratou de rebater de forma cáustica.

A uma moça que a chamou de "coitada", respondeu, com acidez: "Nooosa c é a cara da paola de orleans, so q morena e gorda! parabens! qta realeza!" A uma senhora que a acusou de jamais chegar "aos pés" de Grazi, reservou palavreado mais cruel, chamando-a de "velha q nao goza".

Só dirige uma mensagem a Luana Piovani no Twitter quem gosta de viver perigosamente. Desde que criou sua página, que tem 220 mil seguidores, a atriz se especializou em espinafrar figuras públicas (Adriane Galisteu, Wagner Moura e Claudia Leitte são alguns exemplos), em descrever suas intimidades com o marido Pedro Scooby, e em disparar impropérios contra anônimos que lhe dirigem a palavra. A página virou personagem recorrente nas manchetes dos jornais populares e sites de fofoca, que já publicaram títulos como "Pelo Twitter, Luana Piovani critica casamento de Ceará e Mirella", "No Twitter, Luana Piovani chama o marido de bifão", ou "Luana Piovani diz no Twitter que Carolina Dieckmann devia ‘dar uma aparada’".

Suas frases agressivas fazem tanto sucesso no mundo virtual que acabaram ganhando uma compilação, na comunidade social Tumblr ("Siga Piovani, siga!"), editada pelo arquiteto Arthur Tiveron, de 22 anos.

Tiveron diz que acompanha a página todo os dias:

— Ela cria bordões, briga com todo mundo.

A lista compilada é farta. Perguntada por um fã o que achava da novela "Insensato coração", Luana respondeu: "N enxe noveleiro n vejo saporra." Com uma moça que cobrou atenção ("Lu, mando meu bom dia carinhoso e nem recebo um oi, acho que você só gosta de quem te maltrata, te amo há duas décadas"), a atriz foi seca: "Faz drama n q me da preguiça." Com um homem que expressou raiva ("Seu Twitter, na minha opinião e na de milhões de brasileiros, é um antro de comentários completamente inúteis"), foi sumária: "Get out mother fucker" (algo como "dá o fora, filho da mãe").

À diferença de páginas de outras figuras públicas no Twitter, Luana faz questão de errar grafias e sintaxes (por questão de estilo, os erros foram mantidos nesta reportagem). Vírgulas, desconhece. Acentos, também. Usa "vc" no lugar de você, "n" no lugar da palavra "não", "x" no lugar de "ch". Não poupa adjetivos (em geral, negativos) para falar de companheiros famosos. Já chamou Nivea Stelmann de "ingênua", reclamou que Sophie Charlotte usava um vestido "ruim", que o programa de Adriane Galisteu era "novo com notícia velha" (Galisteu respondeu, no ar, que Luana "é do tipo: ame-a ou deixe-a... E sou do time que ama"). Procurada pela Revista O GLOBO, a atriz não quis se pronunciar sobre o microblog.

Escalado para dirigir "Guerra dos sexos" — e maior responsável pela volta de Luana a uma novela da Globo (a última havia sido em 1999) — Jorge Fernando faz elogios, mas desconversa quando o assunto é o Twitter:

— Eu tenho o maior orgulho de trabalhar com ela, que já mostrou no teatro e no cinema o talento que tem para comédia. Quanto ao Twitter, estou fora, não conheço, não entrei nesse mundo interativo.

Criador do Interbarney Blogs — uma rede com blogs de humor — o publicitário Lucas de Barros, vulgo Chico Barney, diz:

— O Twitter da Luana é maravilhoso. Concordando ou não com o que ela diz, o fato é que não tem muita gente pública com aquela liberdade na internet.

A opinião é dividida pela humorista Lele Siedschlag, cofundadora do site de humor Te Dou Um Dado — que tem uma seção intitulada "A Luanada da semana", com uma frase publicada pela atriz no Twitter:

— A Luana não terceiriza o Twitter, não pede que seja feito por assessor. Ela é aquilo mesmo, sem máscara. Fala da própria vida o tanto quanto acha razoável e sobre a dos outros, o que dá na telha.

Lele diz que páginas assim, com frases de efeito, costumam ser feitas por subcelebridades:

— Normalmente são pessoas que querem causar alguma polêmica para repercutir em sites de fofoca. Mas a Luana tem nome, história, carreira, família. Aquilo não é marketing. É o que ela é.
Goiasnet.com/O Globo

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja