Mundo Mulher

'Lado a Lado' é a próxima novela das seis

31/08/2012

 
Um novo tempo começa no Rio de Janeiro. Início do século XX e a cidade respira as influências vindas da Europa. Época de transformações embaladas pelo charme da Belle Époque: as grandes confeitarias, os cafés e o nascimento de uma nova era de modernidade - em que as mulheres começam a lutar por liberdade individual e, os afrodescendentes, a criar o samba e, em torno dele, toda uma nova cultura.

De um lado, o luxo, o poder, a exuberância e a riqueza dos grandes casarões aristocráticos. De outro, um mundo à parte: o nascimento da primeira favela no Rio de Janeiro e a luta pela dignidade. E, lado a lado, pessoas que se unem em torno de um mesmo sonho: liberdade.

De João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho, direção geral de Vinícius Coimbra e supervisão de Gilberto Braga, ‘Lado a Lado’ é uma novela que fala de amizade, amor e liberdade. Vai contar a luta de duas jovens mulheres à frente de seu tempo por sua independência e a conquista de seus sonhos. ‘Lado a Lado’, próxima novela das seis da Rede Globo, tem estreia prevista para 10 de setembro.

Isabel
Isabel (Camila Pitanga) foi criada em um cortiço, pobre, filha de ex-escravo, cresceu vendo o pai, seu Afonso (Milton Gonçalves) trabalhar duro para educá-la da melhor maneira.

Mas nada nem ninguém é capaz de tirar o brilho de seus olhos, a sua vontade de vencer e de conquistar a sua liberdade. A chegada da República traz pra ela e os seus um novo sopro de esperança, mais um passo para deixar para trás as marcas ainda recentes que a escravidão deixou no país. Apesar dos preconceitos e das dificuldades da vida, Isabel não se deixa abater diante dos problemas e continua lutando por seus ideais.

Desde os 14 anos, seguindo o exemplo do pai, ela trabalha na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall) como empregada doméstica.

Em um dia de samba Isabel esbarra pela primeira vez em Zé Maria (Lázaro Ramos). Ele é um rapaz simples, trabalha na barbearia com Seu Afonso (Milton Gonçalves), mas guarda um segredo: também conhecido como Zé Navalha, é capoeirista, e dos mais habilidosos. Considerada uma arma com a marca da marginalidade, a capoeira é proibida por lei e, consequentemente, quem a pratica é bandido.

Zé apaixona-se logo à primeira vista. Isabel, tinhosa, a princípio não lhe dá muita confiança. Mas o jeito sedutor do moço acaba acendendo uma luz em seu coração. Apesar do forte sentimento que sentem um pelo outro, a relação dos dois enfrentará muitos obstáculos.

Laura e Edgar
O casamento de Laura (Marjorie Estiano) com Edgar (Thiago Fragoso), um rapaz rico, filho de Senador de República, pode significar a nova ascensão social de sua família. Para Constância (Patrícia Pillar), mãe dominadora de Laura, casada com Assunção (Werner Schünemann), os Assunção precisam fazer parte da vida política do país e ela fará o possível para que isso aconteça.

Com tanta ambição, como aceitar os sonhos de independência de Laura? E como permitir que sua filha, uma moça rica, fina, de princípios e valores, estabeleça uma amizade com Isabel, uma negra e que não nasceu no mesmo berço de ouro de suas origens? Inaceitável.

Petrópolis e São Luís ambientam o Rio antigo

Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e São Luís, capital do Maranhão, foram cidades escolhidas para recriar a atmosfera do Rio do início do século XX. Na primeira, foram gravadas as cenas que mostram casarões coloniais, que na trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage ficam localizados nos bairros do Catete e Botafogo, na zona sul carioca. Já no Nordeste, as ruas do centro histórico de São Luís serviram de cenário para contar a trama de 'Lado a Lado', que se concentra na região da Gamboa.

Elenco
Para entrar no clima do século passado, o elenco foi convidado para uma viagem ao tempo em dois dias de workshop com o jornalista Eduardo Bueno. Durante o evento, Peninha - como também é conhecido – contou um pouco sobre a história do Brasil e do Rio na época da Belle Époque. A professora e pesquisadora Clarisse Fukelman e Beth Filipecki – figurinista da novela – falaram sobre a moda e os costumes de 1900.

Jaime Aroxa, dançarino e coreógrafo, ficou com a missão de ensinar o samba de raiz para o elenco do núcleo do Morro da Providência, principalmente Camila Pitanga e Lázaro Ramos, que farão mais cenas de dança. Marcello Melo Jr. e Lázaro contaram com as aulas de Mestre Cocoroca para dar vida aos capoeiristas Caniço e Zé Maria, respectivamente.

'Lado a Lado’ tem muitas cenas de batuques e danças que também contaram com a consultoria do percussionista Paulino Dias. Ele ensaiou um grupo de músicos do Maranhão, que fez parte da figuração.

'Lado a Lado' é uma linda história de amizade entre duas mulheres que vieram de mundos diferentes e que tem o mesmo desejo: liberdade. É, também, uma história de amor, de lutas e conquistas. Vai mostrar a transformação do Rio de Janeiro no início do século XX, o charme da Belle É porque, do nascimento do samba, da chegada do futebol no país. Todos os acontecimentos históricos serão mostrados dentro dos conflitos dos personagens, de uma maneira bem folhetinesca mesmo. A próxima novela das seis da Rede Globo, tem estreia prevista para 10 de setembro.

Goiasnet.com/

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja