Mundo Mulher

Casamento - Fotos e Filmagens

Casamento - Fotos e Filmagens

 Casamento - O trabalho de foto e vídeo

Esses dois ítens já não podem ser considerados apenas as recordações que ficam da festa. Essa é uma impressão um pouco antiga do que venha a ser o trabalho de foto e vídeo.

Hoje em dia a foto virou expressão de arte, a captação de um momento de alegria, de um sorriso que seja mais perfeito e que reflita toda a magia daquela noite, através dos trabalhos mais modernos, na área do fotojornalismo.

O vídeo, por sua vez, com toda a ajuda da tecnologia e sofisticação das câmeras aliadas às técnicas de edição e montagem se tornaram muito mais do que o simples lembrar daquele dia, mas um conjunto de detalhes pequenos que fazem reviver as vibrações positivas das pessoas que lá estavam presentes.

Tudo isso pode parecer meio sentimental demais. Entretanto, ao ver um trabalho moderno de fotografia, nos deparamos com fotos muito mais vivas, com muito mais a dizer do que as fotografias de antigamente. Claro que as poses ainda tem o seu valor. Aglomerar todos os padrinhos, tirar fotos cortando o bolo, com os pais, irmãos, etc, é sempre ótimo para ter certeza de que determinadas pessoas e momentos estarão registrados. E tudo isso ainda faz parte dos álbuns, caso os noivos queiram. E eles devem querer!

De repente, é preciso apenas controlar um pouco o número de pessoas a serem chamadas para esse estilo de foto, limitando-se aos padrinhos e família (pais e irmãos) e evitando aquela tradicional hora e meia de poses e sorrisos que irritam qualquer noivo. Os demais convidados devem ser fotografados, mas naturalmente, conforme vierem cumprimentar os noivos, ou quando eles forem à mesa dar um beijo nos avós, ou estiverem com os amigos na pista de dança, nos lounges, etc.

Só que o fotógrafo moderno busca o detalhe, ângulos desconhecidos, rostos e olhares atentos, a apreensão pela chegada da noiva no rosto do noivo, o choro daquela amiga que simplesmente assistia a cerimônia, a risada sapeca da daminha que entra meio desengonçada em direção ao altar ou aquele olhar de puro amor que domina os noivos no momento do "sim". E, hoje em dia, mesmo os fotógrafos tradicionais têm buscado esse diferencial de trabalho, aprimorando suas técnicas e modernizando o seu olhar clínico para os bons e eternos momentos que tornam uma simples foto num belo quadro. Já a filmagem está sempre evoluindo em termos de tecnologia.

Daqui a pouco o DVD que era novidade será substituído pelo Blue Ray. E o sistema de captação de luz e áudio dá passos maiores do que a nossa mera imaginação pode imaginar. Os programas de edição, melhoramento e tratamento de imagens e som também fazem com que aquele momento consiga não apenas ser assistido, mas sentido novamente. Isso sem falar nas diversas inovações, como o acompanhamento do making of da noiva (e do noivo), tanto nas fotos quanto no vídeo, clips dos melhores momentos da festa, alguns profissionais recolhem depoimentos dos convidados e fazem disso um capítulo à parte do vídeo, menus animados, making of da festa (toda a organização), e tudo o mais que a criatividade dos noivos permitir.

Para uma festa com 200 convidados, 1 bom fotógrafo e um assistente e 2 câmeras são suficientes.

A partir de 300 convidados, ter mais um câmera pode ser interessante, apesar de ser um custo alto. Então, o melhor a fazer é conversar com o profissional com quem está negociando para averiguar os custos e se ele acha realmente necessário ter mais um câmera na sua festa. Quanto aos álbuns, existem diversos modelos e formatos.

Atualmente, as diagramações têm sido bastante usadas. Estas nada mais são do que montagens com várias fotos numa mesma página. Cuidado apenas para que não sejam colocadas muitas fotos no álbum e elas fiquem pequenas e mal se consiga ver quem está lá! Aproveite esse espaço com bom gosto, utilizando fotos que apareçam apenas um detalhe ou uma pessoa, ou uma foto bastante próxima, que não comprometa também o visual geral da página.

Muitos noivos, na ânsia de querer colocar todos os bons momentos no álbum acabam deixando-o muito confuso e carregado. Nesses casos, é mais válido colocar mais páginas ou fechar um contrato que inclua muitas provas reveladas. Aliás, fique atenta no que está incluído no seu contrato para que não haja mal entendidos e cobranças mais tarde.

Peça para ter cada item descriminado expressamente, bem como todas as quantidades. Verifique se o fotógrafo inclui a entrega do DVD com todas as fotos tiradas na festa, em alta resolução, para que você possa imprimir (ou dar de presente) depois. Observe também quantas provas impressas ele te dará (alguns fotógrafos não imprimem todas).

Veja quantas páginas terá o álbum e se a diagramação está incluída no preço, já que alguns fotógrafos contratam um designer a parte ou cobram em separado pelo trabalho. E também esteja atenta ao material usado na capa, se vem com proteção ou não, se a caixa é lisa ou se tem fotos de vocês. Não esqueça de perguntar se o making of está incluído e quanto tempo de festa o fotógrafo garante estar presente. Geralmente eles chegam 2 horas antes e saem ao final da festa, junto com os noivos praticamente.

Cobre tudo isso por escrito! Se você quer ter um poster ou fotos de vocês na entrada ou no bar ou em qualquer outro canto, de repente, uma forma de não pedir desconto, mas de sair com algo a mais é incluir um poster de brinde, ou que seja feita uma sessão de fotos com direito a ampliação ou colocação de uma moldura em algumas delas para dar de presente aos padrinhos, por exemplo. Quanto a filmagem os mesmos detalhes em termos de horários devem ser observados, assim como se o making of está abrangido pelo contrato.

Alguns oferecem serviços como telão, entrega de um DVD de presente ao final da festa, já com os melhores momentos editados, etc. É importante saber também quantos DVD's o profissional entrega e quanto custa a cópia adicional, no caso de você querer mais uma (ou duas, três...) e se ele dará também a gravação na íntegra, sem edição.

Enfim, detalhes à parte, esteja confiante com relação ao profissional que você irá contratar. Procure e pesquise vários antes de fechar o seu, sejam eles profissionais que trabalham em equipe ou não. Caso sejam profissionais autônomos para cada um dos trabalhos, pergunte se conhece o trabalho do outro, se a luz que ele usa atrapalha, etc, pois pode ser que eles tenham métodos e técnicas incompatíveis, o que pode gerar um resultado diferente do que você analisou quando conheceu o trabalho dele.

Enfim, faça perguntas, analise os trabalhos, perturbe, mas tenha certeza de que está escolhendo o melhor, dentro da sua possibilidade de orçamento. Carolina Souza Lima

Fonte: parceria Noiva Carioca/Mundo Mulher

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Eletrônicos - Submarino.com.br
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher