Mundo Mulher

Hermafroditismo

Muitas vezes, mesmo nascendo em hospitais, os bebês não tem seus órgãos genitais devidamente examinados. Assim, crianças com falhas genéticas ou até mesmo hermafroditas (mal formações sexuais) perdem a oportunidade de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado, o que evitaria inúmeros traumas. Felismente são casos raríssimos.
Hoje, as cirurgias para correçaõ destas más formações são frequentes e de fácil acesso.
Além do exame clínico e radiográfico (detectar presença de útero e ovário, por exemplo), é necessário a realização do teste de cariótipo para confirmação da presença de cromossomas XX(para mulheres) E XY(para o homem). Depois destes exames e testes, o diagnóstico é feito e a cirurgia indicada.

Definição do Sexo

O sexo é determinado pela combinação dos cromossomos do 46° par, deteminados X para o sexo feminino e Y para o sexo masculino.

Da fecundação até oito semanas de gestação a genitálica é indeferenciada e constitui-se do tubérculo genital, das pregas lábio-escrotais e do seio uro-genital. A partir daí, sob a ação da ganadotrofina, originária da placenta e da glândula pituitária fetal, inicia-se a produção de testosterona e da substância inibidora Mülleriana, que determinarão a genitália externa masculinizada da criança. Se o feto é geneticamente feminino, não há ação da gonadotrofina e, consequentemente, a genitália que se desenvolve é a feminina.

O que Causa as Malformações

As malformações surgem quando há um erro na combinação dos cromossomos, Esse erro acaba interferindo na formação dos órgãos genitais, tanto internos, quanto externos.

As Malformações se Dividem em Quatro Grandes Categorias

- Pesudo-hermafroditismo feminino: a criança é do sexo genético feminino, mas os órgãos genitais externos parecem masculinos. A falha pode ocorrer por ação de medicamentos ingeridos pela mãe durante a gravidez, por falha na produção de enzimas que interferem no desenvolvimento da genitália externa ou sem qualquer causa aparente.

- Pesudo-hermafroditismo masculino: a criança é do sexo genético masculino mas órgãos externos podem se parecer com os femininos.

- Hermafroditismo verdadeiro: A criança tem gônadas mistas (metade ovário, metade testículos). É homem e mulher ao mesmo tempo. As características externas podem ser masculinas ou femininas.

- Digenesia gonadal: Nesse caso, a criança pode ter gônadas em fita (-não tem característica de testículo e nem de ovário); uma gônada em fita e um testículo; ou gônadas displásticas (parece testículo, mas não é nem testículo e nem ovário).

Fonte: Jornal O Popular
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja