Mundo Mulher

A Velha Neurose Machista

A Velha Neurose Machista

Toda semana, o urologista Valter Honji - formado pela PUCSP - é procurado por pais preocupados com o tamanho do pênis dos filhos. Realmente, existe uma anomalia denominada micro-pênis que justificaria tal preocupação. Porém, sua incidência é rara. "Felizmente, em 18 anos de profissão, nunca constatei um caso", afirma dr. Valter.

De acordo com o urologista, o maior problema é que no momento da consulta, muitos pais abordam suas dúvidas na frente da criança. "Alguns chegam a dizer que o filho não está se desenvolvendo como deveria", relata o médico. "Isso pode gerar marcas psicológicas no jovem", completa.

Segundo a Medicina, um micro-pênis se caracteriza quando o órgão mede menos de 2,5cm em estado de flacidez. "Em meninos de origem ocidental, com idade média de 11 anos, o tamanho médio do pênis é de 6 a 6,4cm", conta. No caso de orientais, a média se reduz. "Mesmo assim, não significa nenhum problema atual ou futuro" garante o médico e cita um fato interessante: "Durante todo o tempo em que atuo, nunca atendi um pai de origem oriental preocupado com tal questão".

Segundo o médico, o tamanho do pênis se tornou uma problemática mundial. "Anteriormente, dizia-se que isso era uma preocupação típica do homem latino. Atualmente, podemos constatar que essa preocupação atinge homens de toda parte do mundo".

Tamanho não é documento. Mas dá lucro!
Técnicas de faloplastia movimentam milhões de dólares

Com a Promessa de Aumentar o Tamanho do Pênis

Em todo o mundo, cresce de maneira impressionante a quantidade de anúncios (pagos) de técnicas para aumentar o tamanho do pênis. De acordo com urologista Valter Honji, formado pela PUCSP há 18 anos, nenhum desses métodos obteve consenso médico. Todos ainda são técnicas experimentais e, portanto, com resultados questionáveis e conseqüências preocupantes. Essa posição foi ratificada no início de agosto durante um congresso de urologia realizado na Unicamp, que reuniu mais de 200 profissionais da área, entre eles o dr. Honji.
Entre as técnicas anunciadas estão desde cirurgias plásticas de enxerto de gordura no órgão, até equipamentos bizarros como bombas de sucção e pesos para se pendurar na extremidade do pênis. Como a preocupação -  na maioria das vezes infundada - com o tamanho do pênis, o mercado desses produtos e serviços tem crescido em nível mundial. No Brasil, durante o intervalo de alguns programas televisivos, é possível conhecer os "milagres" que podem ser obtidos.

Segundo o dr. Valter Honji, pode haver problema no tamanho do pênis. A Medicina classifica essa anomalia como micro-pênis, caracterizada quando o órgão mede menos de 2,5cm em estado de flacidez. "Fora esse parâmetro, só consideramos a realização de alguma ação corretiva, quando se constata problemas para se ter relações sexuais", sintetiza.

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja