Mundo Mulher

Herpes Labial e Genital

O que é Herpes

É uma infecção recorrente, sem cura, causada pelo Herpes simples vírus (HSV). Existem dois subtipos: HSV-1 (associado a infecções genitais). O vírus invade o organismo humano freqüentemente através de um ferimento na pele ou pela mucosa da boca e da área genital. Periodicamente, o vírus pode sofrer reativação, provocando novamente os sintomas da doença.

A reativação do vírus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposição a luz solar intensa, fadiga fisica e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica.

Quais são os sintomas?

Em geral, os sintomas da infecção inicial são mais intensos do que os das reativações virais porque o organismo ainda não foi exposto ao vírus para desenvolver anticorpos. O episódio inicial pode durar mais de 20 dias e até ser acompanhado de sintomas gerais, como febre e aumento dos gânglios próximos à infecçao (íngua), além das lesões típicas do herpes.

Na maioria das pessoas, os primeiros sinais da doença são observados entre 2 a 12 dias após a exposição ao vírus. Os sintomas podem começar com formigamento, coceira, queimação ou dor local, seguidos do surgimento de uma mancha avermelhada e dolorosa que evoluem para a cicatrizarão em cerca de 7 a 10 dias. Em alguns casos, as bolhas se rompem tão rápido que nem chegam a ser notadas e são percebidas apenas as feridas.

Qual é o tratamento?

O tratamento deve ser iniciado tão logo apareçam os primeiros sintomas. Quanto mais precoce for o seu início, menor será a duração das manifestações.

Além do tratamento medicamentoso com anti-virais orais ou tópicos, evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização da lesão for labial e evite relações sexuais se for de localização genital. Lave sempre bem as mãos após manipular as feridas, pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.

Herpes Zoster

O que é Herpes Zoster?

O herpes zoster é uma doença viral causada pelo Varicella-zoster vírus, o mesmo vírus causador da varicela (catapora). Após a varicela, algumas pessoas não desenvolvem imunidade total ao vírus, que permanece latente em gânglios próximos à coluna vertebral. Quando encontra condições de se desenvolver, o vírus reativa-se e chega à pele através dos nervos correspondentes ao gânglio. Acomete homens e mulheres, sendo mais freqüente na idade adulta e nos idosos.O surgimento do herpes zoster pode ser um indicativo de uma baixa da imunidade.

Quais são os sintomas?

Os herpes zoster é uma doença auto-limitada, tendo um ciclo evolutivo de aproximadamente 15 dias. Os primeiros sintomas são dolorosos ou parestésicos (formigamento, pontadas, "pele sensível" ou queimação) devido a inflamação do nervo, e após, aparecerem manifestações cutâneas que se iniciam por vesículas que podem confluir formando bolhas contendo liquido transparente ou ligeiramente amarelado, seguindo o trajeto de um nervo. Em alguns dias, as lesões secam e formam crostas que serão liberadas gradativamente deixando discretas manchas no local que tendem a desaparecer.

As manifestações se limitam a um lado do corpo, por onde passa o nervo atingido, sendo muito raro o acometimento bilateral. Os nervos atingidos com maior freqüência são os intercostais (entre as costelas) provocando manifestações no tronco, mas outros nervos também podem ser afetados.

Qual é o tratamento?

O tratamento deve ser iniciado assim que iniciarem os sintomas, visando evitar o dano irreparável ao nervo atingido que resultará na neuralgia pós-herpética, As lesãoes da pele tem evolução espontânea, mas mediadas para evitar a infecção secundária devem ser tomadas.

O tratamento medicamentoso anti-viral do herpes zoster deve ser indicado por um médico de acordo com cada caso.

.Fonte:http://www.dermatologia.net/

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja