Mundo Mulher

Chocolate sem Culpa

Se consumido com moderação, os irresistíveis chocolates podem fazer muito bem para o seu organismo. O segredo consiste em usar alguns truques para que você se delicie com a guloseima sem, contudo, correr o risco de engordar ou de virar uma chocólatra (viciada em chocolate), ensina a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento.

Trinta gramas de chocolate por dia (um tablete pequeno ou dois bombons) é o máximo recomendado pelos médicos -- o que equivale a 160 calorias. Sandra acha que um bombom por dia "já está de bom tamanho". Ele deve ser comido, de preferência, após o almoço. "Na sobremesa a pessoa não vai exagerar, pois já está bem alimentada. À noite, não devemos comer doces ou alimentos muito gordurosos, pois não haverá tempo para queimar as calorias consumidas", explica.

Como exageros nunca é uma boa, misture o chocolate a outros alimentos, ao invés de devorar um tablete inteiro. Pique um pedaço da barra de chocolate e coloque em uma vasilha com frutas cortadas (pode ser morango, banana, abacaxi, kiwi etc). "O alimento fica mais saudável", atesta a nutricionista.

Outra dica é levar sempre na bolsa uma barrinha de cereais com chocolate. Assim, quando pintar aquele desejo incontrolável de comer o doce, você pode matar a sua vontade ingerindo poucas calorias e comendo fibras.

Serviço: Nutricionista Sandra Rodrigues - Fone: (62) 241-6016.

Chocolate diet pode engordar

Só consuma chocolate diet se for diabética. Segundo a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento, esse tipo de alimento possui -- mesmo que muitos insistam em não acreditar -- mais calorias que o chocolate tradicional.

Para se tornar dietético, esclarece a nutricionista, ele tem o açúcar retirado de sua composição, o que o deixa com um gosto ruim. Visando deixar o seu sabor agradável, acrescenta-se uma maior quantidade de cacau (muito gorduroso), o que torna o chocolate diet mais calórico.

Muitos dermatologistas garantem que não há qualquer relação entre as espinhas e o consumo de chocolate. A nutricionista Sandra lembra, contudo, que a gordura é uma espécie da fonte de alimento da acne, uma infecção da pele. "Quem tem predisposição para ter espinhas e consome gordura, tem mais chance de desenvolver acne", ressalta.

Não exagere!

Atenção para não exagerar na dose, pois você poderá ganhar indesejáveis quilos a mais. Uma barra de 200 gramas de chocolate ao leite tem 1.070 calorias, metade do que a gente deve ingerir durante um dia todo. "Ele é muito calórico e pouco nutritivo. Por isso, jamais pode substituir uma refeição", adverte a nutricionista.

Outro perigo é para o aumento de colesterol. Fique atenta aos sinais de perigo: "Se não tem controle, por exemplo, da quantidade que deve comer, é um indício de que você deve está exagerando". O chocolate contém cafeína e uma dose maior que 180 miligramas desse estimulante por dia (o equivalente a 300 gramas de chocolate meio amargo ou 750 gramas de chocolate ao leite) prejudica o sono e causa irritabilidade.

A cafeína estimula o sistema nervoso e a pessoa, ao dormir, não consegue liberar em quantidades ideais outro hormônio chamado melatonina, responsável pelo descanso. Não liberando esse hormônio, provavelmente vai acordar irritada. Além disso, prejudica a absorção de cálcio pelo organismo.

 

Na dose certa, comer chocolate pode ajudar a:

- Relaxar

O chocolate tem em sua composição triptofano e magnésio, que estimulam diretamente a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade).

- Ter mais energia

A cafeína e a teobromina, presentes no chocolate, são substâncias estimulantes que, em quantidade moderada, aumentam a concentração e o pique.

- Ficar de bem com a vida

Chocolate contém anandamida e metilxantinas, substâncias que estimulam os mesmos receptores cerebrais de bem-estar que os canabinóides, presentes na maconha e no haxixe.

- Combater a TPM

No período pré-menstrual ocorrem alterações nos níveis hormonais do organismo feminino. Cai a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. O déficit desse neurotransmissor aumenta a sensação de tristeza, tornando as mulheres mais irritáveis e deprimidas. Por isso, as mulheres na TPM (Tensão Pré-menstrual) tendem a comer mais chocolate, que contém um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina no cérebro.

- Curtir a paixão

Os deliciosos chocolates contêm ainda feniletilamina, substância química liberada no cérebro quando vivemos um grande amor.

As calorias do seu chocolate preferido:

Barras, tabletes e bombons Quantidade  Calorias Alpino 1 unidade (30 g)  70 Bis 1 unidade (7,5 g) 39 Batom 1 unidade (16 g) 66 Charge 1 unidade (40 g) 215 Chocolate amargo 1 unidade (200 g) 1.200 Chocolate ao leite 1 unidade (200 g) 1.080 Chocolate branco 1 unidade (200 g) 1.100 Chokito 1 unidade (32 g) 141 Crunch 1 unidade (24 g) 127 Diamante Negro 1 unidade (30 g) 156 Galak 1 unidade (30 g) 168 Laka 1 unidade (30 g) 165 Lancy 1 unidade (30 g) 160 Milkybar 1 unidade (28 g) 130 Ouro Branco 1 unidade (21,5 g) 114 Prestígio 1 unidade (33 g) 143 Sensação 1 unidade (10 g) 49 Sonho de Valsa 1 unidade (21,5 g) 115 Suflair branco 1 unidade (50 g) 288 Suflair 1 unidade (50 g) 271 Surpresa 1 unidade (30 g) 163
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja