Mundo Mulher

Mercado de livros infantis em seminário - Livros infantis e juvenis em alta

22/05/2012

 
Estação das Letras faz seminário especial sore o segundo gênero literário mais publicado no país
Os livros disputam espaço e atenção da garotada com jogos superdesenvolvidos e possibilidades da internet. Mas o panorama atual da literatura infantil no Brasil é bastante animador: dados da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e do Snel (Sindicato Nacional dos Editores e Livros) revelaram recentemente que o número de exemplares de títulos infantis produzidos no país cresceu 87% entre 2005 e 2010, saltando de 14,2 milhões para 26,5 milhões, enquanto o crescimento de outros gêneros girou em torno de 60%. Sua produção perde apenas para os livros didáticos.

 
O que caracteriza o livro para crianças? Há diferença entre literatura e livro infantil? Como um texto vira livro? Como é a comunicação entre editor, escritor, ilustrador, agente literário, divulgador, livreiro? Estas e outras questões serão trabalhadas no seminário O mercado dos livros infantis, que a Estação das Letras promove a partir do dia 2 de junho, até o final do mês.
 
Edição, divulgação, comercialização e mediação da literatura serão abordadas nas aulas que acontecem na sede da Estação (Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo), bem como os livros nacionais e os estrangeiros. Os escritores Ninfa Parreiras e Luiz Raul Machado, as editoras Daniele Cajueiro e Luciana Figueiredo, o ilustrador Roger Mello, a gerente de relações institucionais Anna Maria de Oliveira Renhack, a agente literária Valéria Martins e as designers Ana Sofia Mariz e Christiane Mello fazem parte da programação que inclui a língua na literatura infantil; a criação; a publicação e a ilustração. Mercado, agenciamento, divulgação, publicação e projeto gráfico fazem parte desta cadeia de discussão. 
 
Quer conhecer a programação completa? Role a barra ou acesse o www.estacaodasletras.com.br.
 
 

PROGRAMAÇÃO
 
02/06 – Confusões de língua na literatura infantil: livro x literatura - das 10h às 12h
Confusões existentes na área da literatura infantil serão discutidas: diferença entre livro e literatura; a produção para os bebês e crianças que ainda não leem; o final feliz e a esperança nas histórias; poesia x texto em versos; a diversidade cultural na literatura (África e produções de autores indígenas); o livro sem texto; temas difíceis na literatura para crianças (morte, perdas, solidão).
Ninfa Parreiras (especialista em literatura infantil)
 
02/06 - A Criação: do rabisco ao livro – das 13h às 15h
Aqueles que criam o livro destinado às crianças darão sua contribuição sobre o texto, a ilustração e o projeto gráfico. Como o livro para a infância se debruça sobre essas três linguagens? Diferentes profissionais registrarão sua experiência. O que representa cada uma das três linguagens?
- O Texto
Inspiração para escrever? Há o planejamento de um livro? Como se dá o processo de escrita, de criação, de acabamento do texto? O texto nasce pronto para publicar?
Luiz Raul Machado (escritor)
 
 09/06 - A Publicação: a preparação e a produção do livro - das 10h às 12h
O processo de preparação de um original: a escolha do texto, a revisão, a escolha do ilustrador, do projeto gráfico. Como o livro é feito? Como um texto pode se inserir na linha editorial de uma editora? A edição de literatura infantil e juvenil no Brasil (de autores nacionais e traduzidos).
Daniele Cajueiro (editora de literatura infantil e juvenil, editora Nova Fronteira)
 
09/06 - A Ilustração - das 13h às 15h
Qual o papel da ilustração na obra literária para as crianças: enfeitar o livro? Trazer outra leitura da história, em imagens? Como se ilustra a partir de um texto pronto? Como criar uma narrativa em imagens?
Roger Mello (ilustrador)
 
23/06 - O Mercado: da editora às mãos do leitor – das 10h às 12h
Quando o livro está pronto toma um caminho por instituições públicas e privadas. Como o livro chega até ao professor? E às livrarias? Quem são os profissionais que trabalham nesse percurso do livro? Como a internet contribui para a promoção da leitura? Como os e-books se colocam no mercado de literatura infantil e juvenil? Como o livro chega aos distribuidores e livreiros? Da livraria à feira de livro escolar. Loja x compras pela internet. O que mudou em relação ao comércio de livros? Qual a importância de um lançamento de um livro? Que tipo de trabalho a livraria desenvolve com o autor, a editora ?
Luciana Figueiredo (editora de literatura infantil)
 
23/06 - A Divulgação: a propaganda do livro – das 13h às 15h
Como um livro chega às feiras de livros? E aos programas de governo? O que os autores fazem para serem conhecidos? Como funcionam os prêmios literários? E a divulgação do livro na imprensa? Há espaço para o livro infantil nos meios de comunicação de massa? Como a escola trabalha o livro com as crianças? Que projetos têm sido desenvolvidos com a literatura infantil? Quais as políticas públicas de promoção da leitura no nosso país? O que tem sido feito pela formação dos educadores? E para as crianças e adolescentes?
Anna Maria de Oliveira Renhack (gerente de relações institucionais, editora Record )
 
30/06 - O Agenciamento: a relação autor x editora - das 10h às 12h
Como chegar com um texto em uma editora? Que acesso um escritor novato tem para publicar sua obra? Como traduzir uma obra para outros países? Há espaço para autores novos no mercado dos livros infantis? Os caminhos que um texto leva das mãos de quem escreve à editora e ao mercado.
Valeria Martins (agente literária)
 
30/06 - A Publicação: a preparação e a produção do livro - das 13h às 15h
O processo de preparação de um original: a escolha do texto, a revisão, a escolha do ilustrador, do projeto gráfico. Como o livro é feito? Como um texto pode se inserir na linha editorial de uma editora? A edição de literatura infantil e juvenil no Brasil (de autores nacionais e traduzidos).
- O Projeto Gráfico
Como se estabelece o casamento entre texto e ilustração? Como se pensa a forma e o acabamento de um livro? O livro como ele se apresenta ao público.
Ana Sofia Mariz e Christiane Mello (designers)
 
Andrea Drummond - deadrummond@yahoo.com.br /

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher