Mundo Mulher

O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NOS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA SERÁ TEMA DE EVENTO EM SANTOS

16/08/2012


 
Psicólogos discutirão como auxiliar o paciente infértil durante o tratamento de Reprodução Assistida
 
No período de 22 a 25 de agosto de 2012, acontecerá XVI Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo. Especialistas dos Estados Unidos, Europa e Brasil apresentarão os avanços da Medicina Reprodutiva aos profissionais das áreas de ginecologia, biologia, urologia, obstetrícia, psicologia.

Segundo o Dr. Condesmar Marcondes de Oliveira Filho – Presidente do Congresso Brasileiro Reprodução Assistida – o evento terá um programa científico bem estruturado focado em palestras e discussões. Na pauta os avanços no Tratamento de Endometriose, Infertilidade Conjugal, Oncofertilidade, Células Tronco, Gestação Múltiplas, Legislação em Reprodução Humana, Congelamento de Óvulos, Sêmen, Embriões e Tecido Ovariano.
 
No dia 24 de agosto, psicólogos de todas as regiões do Brasil, participarão do 1º Consenso Brasileiro de Psicologia em Reprodução Assistida – que acontecerá dentro do congresso de Reprodução Assistida – para discutir os principais temas da Psicologia aplicada aos problemas de infertilidade e aos usos da tecnologia reprodutiva. 
 
“O trabalho psicológico em Reprodução Assistida visa o atendimento a quem enfrenta problemas de fertilidade e cada vez mais exige a qualificação do profissional de saúde mental, para acompanhamento destes pacientes, nos diversos momentos do processo. O objetivo do Consenso é chamar a atenção sobre a importância deste trabalho e sugerir condutas que o orientem, tendo como ponto de partida a atenção à qualidade de vida dos pacientes, a prevenção e o tratamento das repercussões da infertilidade”, conclui Kátia M. Straube, Psicóloga, Psicoterapeuta, Mestre em Sociologia, Professora, Autora do livro LAB – O Planeta que fabricava Bebês, que divide a coordenação do 1º Consenso Brasileiro de Psicologia com a psicóloga Rose M. Melamed.
 
Na pauta de discussões temas como Avaliação psicológica do paciente infértil: área a avaliar e instrumentos; Intervenção psicológica na infertilidade – aconselhamento, terapias, outras aproximações terapêuticas; Útero de substituição e suas repercussões: leis brasileiras face ás leis de países vizinhos; Doação de gametas: a questão do segredo, vínculos emocionais; Adoção de embrião; Casais homossexuais; Uso de sêmen pós-morte; Congelamento de óvulos; Produção independente; Vida sem filhos.
 
 
·        Anote em sua agenda
 
1º Consenso Brasileiro de Psicologia em Reprodução Assistida
Data: 24/08/2012
Horário: 9h às 18h no Auditório B / Sala 1
Local: Hotel Sofitel Jequitimar Guarujá
End.: Av. Marjori da Silva Prado, 1.100 – Praia de Pernambuco / Guarujá – São Paulo
Honmepage: http://www.sbra2012.com.br
 
 

Sobre o Programa Acesso –

O Acesso apoia a especialização dos profissionais da área de saúde. Criado em 2006, o Programa Acesso conta com o apoio da ProBEM, Merck Serono e de 135 clínicas em 59 cidades brasileiras. Para fazer parte do Programa, o primeiro passo é fazer o cadastro no site ou ligar no 0800. Neles, encontram-se todas as informações e orientações necessárias para o envio da documentação. Após a avaliação da capacidade econômica do casal a ProBEM tem até dois dias úteis para dar um retorno ao paciente sobre a aprovação no Programa. No caso da inclusão, o paciente é encaminhado para o Programa Acesso e para a clínica, que inicia o tratamento com desco nto de até 50% nos medicamentos para infertilidade com a possibilidade de abatimento nas despesas de atendimento médico. Mais informações no site www.queroterumfilho.com.br ou pelo telefone 0800 11 33 21.
 
Dinalva Franca - dinalva.franca@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja