Mundo Mulher

Cuidando dos dentes do bebê

12/11/2010

Denise Gurgel Barboza

É importante tratar os dentes desde pequenos, pois a saúde dos primeiros dentinhos é fundamental para os dentes permanentes. Apesar da vida curta dos dentes de leite, devem ser cuidados e mesmo sem dentinhos lembre-se, limpeza nele!

Os dentes começam a nascer por volta do seis meses, mas antes disso é preciso higienizar a boca do bebê após cada mamada, retirando o excesso de leite. Veja algumas dicas de como higienizar a boca do bebê:

·        Como escovar se o bebê não tem dentes?

Com o bebê no seu colo, na posição do banho, passe a gaze ou dedeira umedecida em água filtrada nas gengivas, língua e lábios do bebê. Acostume-o criando o hábito da escovação e sentir a boca limpa e mesmo se o bebê estiver dormindo, higienize evitando a cárie pós-mamada.

·        Como escovar se o bebê já tem dentes?

Normalmente, os dois dentes inferiores da frente são os primeiros a nascer, seguidos pelos dois de cima. Se o bebê já tiver mais de seis meses você poderá optar por uma dedeira ou escova infantil com cerdas extramacias, cabeça pequena e cabo longo para facilitar a escovação em todos os cantinhos e não machucá-lo. Faça movimentos circulares nos dentes, na frente e atrás. Também escove a língua e repita a escovação após todas as refeições.

O fio dental também já poderá ser utilizado dependendo da distância entre os dentinhos do bebê.

Essa fase requer paciência e se houver dificuldade use a dedeira ao invés da escova.

Torne esse momento divertido, deixe a criança escovar sozinha (sob supervisão), mas complete a higienização. Escove os dentes juntos, eles adoram repetir o que fazemos!

Qual pasta de dentes devo usar?

Nos primeiros anos de vida, o creme dental não pode conter flúor. O flúor em excesso causa fluorese, que afeta o esmalte dos dentes, produzindo manchas, além de ouras complicações.

Hoje há pastas especiais para bebês e se você não encontrar pasta sem flúor, utilize a apenas escova umedecida em água filtrada, dessa forma você prevenirá a ação das bactérias causadoras da cárie.

Quando a criança aprender a cuspir, entre dois e três anos, o creme dental com baixa quantidade de flúor já poderá ser usado. Sua quantidade na escova equivale a um grão de ervilha e estimule a cuspir a pasta, mesmo sendo gostosa não é um alimento.

·        O que é cárie de mamadeira?

Por volta de 60% das crianças de até três anos de idade, possuem a cárie de mamadeira, provocada pela alimentação noturna seguida do sono e sem a higienização.

A saliva possui ação protetora dos dentes ajudando a manter a boca limpa, porém durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo o surgimento de cáries. A cárie de mamadeira provoca dor, mau hálito, deficiência na mastigação e fala, além de danos estéticos.

Se observar manchas brancas e opacas nos dentinhos da criança, leve-a ao odontopediatra, pois já pode ser o início de uma cárie.

Por ser infecciosa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança.

·        Quando visitar o odontopediatra?

A partir dos seis meses da vida o bebê já pode ser levado ao odontopediatra. A visita poderá ser repetida a cada seis meses.

Visitando constantemente o odontopediatra a criança vai se acostumando com o ambiente, com o profissional e seus procedimentos.

 

Denise Gurgel Barboza

Fisioterapeuta Materno-Infantil especialista em Shantala

www.cursoshantala.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja