Mundo Mulher

O pesadelo da lista de material escolar

18/01/2011

A compra de materiais escolares pode ser considerada um pesadelo para muitos pais. Isso porque a tendência das escolas é a cada ano que passa pedir mais e mais materiais, muitos até sem tanta importância.

Há casos de listas absurdas onde as escolas exigem até as marcas dos materiais e nesses casos é muito importante que os pais saibam os seus direitos na hora da compra para que possam negociar com a escola somente o que for necessário e o que estiver permitido por lei.

De acordo com as leis de defesa do consumidor, materiais que não são de uso pedagógico como: produtos de higiene, remédios, cartuchos para impressoras, folhas de sulfite e outros não podem ser exigidos pela escola. A exigência de marcas também é uma prática que está fora da lei.

Veja as dicas para economizar na hora da compra de materiais:

- Organize todo o material que sobrou do último ano e veja tudo o que pode ser reutilizado. Muitas coisas podem ser reaproveitadas como o estojo, réguas, lápis de cor em bom estado e até cadernos se restarem muitas folhas.

- Não leve as crianças para participarem da compra dos materiais. Geralmente elas acabam pedindo produtos da moda que são mais caros.

- Pesquise muito bem antes de comprar e compare os preços. De acordo com a pesquisa divulgada em 8 de janeiro pelo Procon, os preços dos materiais escolares apresentam variações de até 400%.

- Verifique com a escola o que será usado de imediato e depois compre o resto. Geralmente as papelarias costumam baixar os preços quando passa a fase da volta às aulas.

- Quanto aos livros e apostilas, verifique com irmãos ou crianças mais velhas se há a possibilidade de reutilizá-los. Se possível faça uma sugestão na escola para campanha de doação de livros que não serão mais utilizados.

- Fique atenta com as leis de defesa do consumidor para garantir os seus direitos.

http://www.zeroaseis.com.br

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja