Mundo Mulher

A prática de esportes na infância exige cuidados


10/10/2012

A prática de esportes na infância exige cuidados Sobrecarga de exercícios podem provocar lesões nas crianças

Praticar exercícios físicos é sem dúvida, primordial para uma boa qualidade de vida, sendo a atividade esportiva uma das práticas que mais trazem benefícios ao organismo. Na infância, porém, a prática esportiva precisa de monitoramento dos pais, porque é nessa fase que diversas partes do organismo da criança,  ainda estão em formação e desenvolvimento, e por isso, é preciso muito cuidado na escolha das modalidades esportivas dos pequenos.


Segundo o ortopedista, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho, Alexandre Campello, muitas vezes, na intenção de cuidar da saúde dos filhos, os pais submetem os filhos a um excesso de exercícios, que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e provocar precocemente lesões. “Na infância todas as decisões são tomadas pelos pais, e por isso deve-se tomar cuidado com as modalidades esportivas que são escolhidas para a criança, porque na infância o esqueleto humano ainda está em fase de crescimento e pode ser lesionado com mais facilidade, principalmente se criança está fazendo um treinamento muito forte ou várias de atividades esportivas ao mesmo tempo. As lesões podem ocorrer como resultado de quedas, batidas, boladas, torções, entre outros. Todos os esportes e exercícios físicos implicam riscos e a única solução é a prevenção”, explica o médico.


           Durante a fase de crescimento, as principais cartilagens dos joelhos, quadris e punhos, ainda estão abertas, e existe um risco maior de serem acometidas por lesões, por isso, não devem ser sobrecarregadas de exercícios. De acordo com o médico as crianças podem praticar esportes, a partir do momento que começam a andar, mas precisa ser uma modalidade que não seja competitiva. “As principais cartilagens são mais sensíveis, e se fecham apenas no início da adolescência. A criança só tem maturidade esquelética e motora para praticar esporte de time a partir dos sete anos de idade, antes disso são indicados somente movimentos recreativos, como atividades de correr, pular e atividades lúdicas que sugerem o ato esportivo.”, aconselha Campello.


Um dos esportes mais indicados é a natação, pois diminui os riscos de quedas, machucados e fraturas. Além de auxiliar na melhoria de problemas respiratórios e trazer benefícios no desenvolvimento psicomotor e construção do esquema corporal; porém, Campello recomenda que antes da criança entrar em contato com qualquer a atividade esportiva, ela precisa fazer uma avaliação médica para liberação do exercício. “Muitas das lesões são causadas por problemas não detectados antes da prática esportiva, como dificuldades respiratórias, desvio na coluna ou más formações congênitas”, conta.


Já na fase da pré-adolescência, Alexandre Campello explica que os problemas são as academias de ginasticas. “A preocupação com a aparência aumenta e os jovens buscam moldar o corpo e aumentar os músculos, porém a sobrecarga de exercícios nesta fase pode atrofiar os músculos e os ossos, fazendo com que esse pré-adolescente tenha um desequilíbrio no crescimento ou até uma má formação na musculatura e esqueleto”.


Segundo o ortopedista, independente da modalidade escolhida o importante é que as crianças utilizem os equipamentos corretos exigidos por cada esporte. Se a opção for andar de skate, por exemplo, é essencial o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras. Já para o futebol, os pais devem escolher uma chuteira adequada para a criança. Os pais são aliados importantes e precisam se informar das causas e das formas de prevenir lesões, sendo fundamental que propicie a seus filhos a oportunidade de praticar esportes de maneira segura.
 

Dicas para prevenir lesões com as crianças durante as atividades físicas
 
-  Avalie os níveis de dificuldade de cada esporte para ver se eles são compatíveis com a idade e o tamanho da criança. Por exemplo: Uma criança não consegue andar na bicicleta de um adulto;
 
-  Ao andar de bicicleta, patins ou skate, faça com elas sempre utilize roupas adequadas e proteção apropriada, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. A pratica dessas atividades deve ser feita em locais próprios e seguros;
 
- Antes de começar qualquer esporte, as crianças devem passar por um exame médico completo;
 
 - Verifique  se o  ambiente de treinamento é adequado para prática esportiva;
 
 - As crianças devem ter um tempo adequado de intervalo entre as atividades e
não devem continuar a jogar se estiverem machucadas;
 
Viviane Temperine - dmc21@dmc21.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja