Mundo Mulher

Teste do Olhinho

TESTE DO OLHINHO
Dra. Juliane Paranhos- oftalmologista

Atualmente quase todos os pediatras já estão pedindo o teste do olhinho. Então, entenda o que é e qual a importância deste exame. O teste do olhinho consiste no exame oftalmológico do bebê. Ele deve ser feito o quanto antes.

Em alguns locais o recém-nascido faz este exame antes de sair da maternidade. Quanto mais rápido fizer, melhor. Isto porque algumas doenças congênitas precisam ser tratadas imediatamente para garantir o melhor desenvolvimento visual do bebê, um exemplo disto é a catarata congênita.

Neste exame observa-se a região externa dos olhos (ectoscopia): posição das pálpebras, presença de opacidades na parte anterior dos olhos, presença ou não de desvio ocular (estrabismo). Depois disto com a pupila da criança dilatada procuramos observar a parte anterior do olho como córnea, Iris e cristalino. Neste exame será pesquisado principalmente a catarata congênita.

A medida da pressão intra ocular pode ser feita com aparelho específico quando necessário ou de uma maneira mais grosseira, a tonometria bidigital. Neste método o oftalmologista pressiona levemente os olhos do bebê com os dedos tentando avaliar se a pressão ocular está normal ou alta. Por fim, faz-se o mapeamento de retina. Neste exame vamos avaliar o nervo óptico (importante para pesquisa de glaucoma congênito), mácula, vasos e periferia retiniana. Em crianças pré maturas a avaliação da periferia da retina é muito importante, pois é neste local que aparecem os primeiros sinais da retinopatia da prematuridade .

Quando esta alteração é diagnosticada precocemente é possível fazer o tratamento e garantir que a visão da criança seja preservada. Além destas doenças já citadas podemos identificar outras alterações que podem ser tratadas ou que precisam ser acompanhadas em intervalos menores ou até mesmo orientar os pais em casos de crianças que têm grave comprometimento da visão. Nestes casos, sabendo das dificuldades do filho os pais podem utilizar meios para estimular o desenvolvimento dos outros sentidos. Existem também óculos especiais, lupas e outros artifícios para ajudar as crianças com visão subnormal.

Setenta por cento da nossa interação com o mundo é feita através da visão. O exame oftalmológico do recém-nascido permite que doenças graves que levam a cegueira sejam tratadas preservando assim a visão do bebê. A Sociedade Brasileira de Pediatria incluiu o teste do olhinho entre os exames preventivos do recém-nascido tendo sido este ato um grande avanço na medicina preventiva. O teste do olhinho é antes de tudo um ATO DE AMOR!

Dra Juliane Paranhos - CREMEGO: 7845 Oftalmologista, com subespecialização em córnea pela UNIFESP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE São Paulo) email: contato@hospitaldavisao.com.br

 

     

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja