Mundo Mulher

Planejando a Vinda do Bebê (Parte 2)

Antes de engravidar, tome as atitudes certas

No momento em que você decidir engravidar muitas pessoas vão se achar aptas a te dar conselhos. Acate aqueles que julgar importantes, mas lembre-se sempre que a gravidez é sua e, por isto, você é quem terá de tomar as decisões.

O ideal é que você esteja na melhor forma possível para viver a maternidade. Três meses antes, lembre-se de tomar a vacina contra rubéola. Nesse mesmo período você já deve ter evitado fumar cigarros, exagerar no álcool e utilizar medicamentos desnecessários sem prescrição médica. É época também de deixar, ou estar planejando largar, qualquer forma arriscada de trabalho.

Se em sua família alguém sofre de doença pré-existente, deve discutir com o seu médico qualquer possível risco em sua gravidez. Caso você detecte algum histórico de doenças hereditárias, como hemofilia ou fibrose cística, ou se você e seu parceiro têm tipos sangüíneos incompatíveis, faça um aconselhamento genético antes de engravidar.

O que fazer com o anticoncepcional

Se você estiver utilizando como método contraceptivo pílula ou DIU, troque pelo diafragma ou preservativo para dar a chance do seu ciclo reprodutivo voltar ao normal. Isto deve ser feito cerca de três meses antes da data planejada para a concepção. Tal medida vai assegurar que você tenha, pelo menos, três ciclos menstruais normais antes de engravidar. Mas se você engravidar acidentalmente e estiver utilizando pílula ou DIU, procure orientação médica.

A hora H

No período da ovulação, a temperatura média de seu corpo aumenta discretamente. Se puder acompanhar sua temperatura durante três meses poderá detectar qualquer mudança. Agora, sua temperatura deverá estar em torno dos 36,6º C. Possivelmente, na próxima semana aumentará.

No período reprodutivo, seu útero se prepara mensalmente para a gravidez. É o ciclo menstrual, cujo primeiro dia começa exatamente no primeiro dia de sangramento menstrual, quando a mucosa uterina (endométrio) se desprende. Quando o sangramento pára, o endométrio se refaz.

Aproximadamente no quinto dia do seu ciclo menstrual um óvulo começa a amadurecer dentro de uma bolsa cheia de líquido (chamada folículo), em um dos dois ovários, situados perto das trompas uterinas. Mais ou menos no 14º dia, quando o folículo já está maduro, ele rompe e libera o óvulo. Este folículo, então, se transforma no corpo lúteo. Esta estrutura produz o hormônio conhecido como progesterona que tem um papel vital para a adaptação do seu corpo à gravidez e, caso ocorra a fertilização, para o desenvolvimento dos primeiros dias de vida do embrião.

Estou grávida?

Como saber se você realmente conseguiu engravidar? Como a ovulação ocorre normalmente por volta do 14º dia, se o seu período menstrual não ocorrer duas semanas depois, provavelmente, você está esperando um bebê. Os sinais óbvios de que você está realmente grávida são muitos.

O primeiro sinal físico pode ser seios sensíveis e nodulosos. O hormônio da gravidez, HCG, pode ocasionar congestão pélvica que se manifesta no desejo de urinar pequenas quantidades freqüentemente. É natural também que você se sinta mais cansada do que o normal, o que acontece por causa dos altos níveis de progesterona, hormônio que tem um efeito sedativo.

Mas para não deixar qualquer dúvida, o melhor é fazer um teste de urina, que pode detectar o HCG quatro semanas depois do seu último período menstrual. Kits de teste de gravidez em casa, que podem ser comprados em qualquer farmácia, checam os níveis de HCG na sua urina. Apesar de serem confiáveis, nunca deixa de pedir para o seu médico confirmar o resultado.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja