Mundo Mulher

Criança

Consulte aqui os artigos anteriores Criança

Na tentativa de agradar pais e filhos, os fabricantes de creme dental infantil têm desenvolvido inúmeros sabores para seus produtos: morango, uva, tutti frutti, maçã verde... Mas os pais devem ficar atentos: nem sempre um creme dental saboroso é o mais indicado, pois, com um gostinho bom de fruta na boca, as crianças acabam por ingerir as pastas. Segundo a cirurgiã-dentista Christianne Lacet, o excesso de flúor nos cremes dentais, nos enxaguatórios bucais e até em alguns alimentos pode fazer mal às crianças. "A aplicação excessiva de flúor tem provocado manchas brancas e fragilizado os dentes das crianças, causando o que chamamos de fluorose", afirma Christianne.

Quando não tratada, a fluorose persiste na idade adulta. As crianças são as mais atingidas, pois ingerem boa parte do creme dental durante a escovação. Por isso, recomenda aos pais que usem uma quantidade mínima do produto nas escovas de crianças menores de 3 anos e preencham apenas um terço das cerdas se os filhos tiverem entre 3 e 10 anos. Também pede que ensinem as crianças a cuspir a pasta na pia após a escovação.

Enxaguatórios e suplementos com flúor, só devem ser usados sob recomendação de um odonto-pediatra. O flúor em quantidades moderadas é benéfico para os dentes. Sua função é evitar cáries.
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja