Mundo Mulher

Adolescentes Descobrem Scrapbooks

As Matérias divulgadas neste link são de inteira responsabilidade do autor  


Scrapbooks: não importa tamanho ou formato, o que vale é a critividade Margareth Gomes Uma viagem à Disney, com pit stop em Nova York, Washington e Miami. Este foi o roteiro de férias, que durou um mês, percorrido pela estudante Anna Luisa do Carmo Braga, 16 anos, há dois anos. É claro que Anna Luisa fotografou tudo com sua câmera digital. Mas só agora ela está organizando algumas das 300 fotos que tirou à época.

Para não colocá-las em um álbum comum, resolveu aprender técnicas de scrapbook – uma espécie de livro de recortes. “É minha primeira experiência. Estou achando ótimo”, diz. A seleção das fotos, explica, está sendo roteirizada por cidades. “Fui fazer um minicurso indicado por minha mãe, que também comprou várias revistas especializadas sobre scrapbook”, conta Anna Luisa, acrescentando que já comprou um kit básico para deixar o fotolivro com toques bem-humorados.

Seguindo o caminho de Anna Luisa, muitas adolescentes têm descoberto o scrapbook para guardar fotos e recordações de férias. Eles remetem aos diários (hoje em desuso), em que se escreviam poemas, anotações e sempre aparecia aqui e ali impressões mais pessoais com o uso de carimbos, adesivos, aplicação de papéis de balinhas, fotos das melhores amigas.

Recordações

Outra adepta do scrapbook é a estudante Juliana Perillo de Cássia, 17 anos, que no dia 26 embarca para uma temporada de intercâmbio de estudos, com duração de um ano, em Eching, na região da Bavária, sul da Alemanha. Ela está elaborando um álbum com fotos das últimas férias em família. “É para matar as saudades. Basta abrir o álbum e vê-los ali sorridentes”, afirma. As técnicas de elaboração destes álbuns permitem múltiplas variações de formatos, tamanhos, composições, enumera Fátima Bernadete Andrade Neves, artista plástica e professora de scrapbook. Luisa Dias, que também ensina como montar esse tipo de álbum, ressalta ainda que as adolescentes podem recorrer a letras de músicas, incluir fotos dos novos amigos, bilhetes de namorados, para incrementar o scrapbook.

ORIENTE-SE * A palavra scrap significa fragmento, pedaço ou sobra de papel. Este era também o nome dado aos papéis coloridos brilhantes usados como recheio de alguns álbuns.

* Na lista de itens básicos para a montagem de um scrapbook, não podem faltar páginas de plástico na medida de 30,5 cm x 30,5 cm, com no máximo 20 folhas, 10 delas com frente e verso, ideais para receber fotos em tamanho de 10cm x 15cm. Para o álbum não ficar repetitivo, pode-se recorrer a outros tamanhos.

* Outros tipos de material necessários: estilete, tesoura, tesoura de picotar, canetas específicas para fotos, cortadores de papel, placa de corte, boleador, lápis, borracha e pinça para pegar objetos pequenos, cola livre de acidez. Não use cola nas fotos, mas fita adesiva dupla face. Assim, evita-se o risco de danificar as fotos.

* Nas lojas especializadas, há opções de diversos tamanhos e modelos de scrapbook. Os preferidos são os de tamanho A4 e 30 cm x 30 cm. Alguns vêm com plástico, outros não. Os de plástico conservam melhor as fotos.

* Papéis coloridos e artesanais, adesivos, carimbos, botões, miçangas, fitas, emborrachados, ilhoses, tags, molduras, letras vazadas ou cheias, números, colchetes também servem como enfeites para dar uma forma bem lúdica e descontraída às páginas.

* Para o álbum não ficar muito cheio, é melhor usar de duas a quatro fotos por página, dependendo do tamanhos delas.

* A seleção das fotos requer um pente fino. Escolha somente aquelas que realmente estão com boa qualidade e que têm uma história única.

* É melhor utilizar textos mais curtos, para evitar poluição visual.

* Acrilic Paint é uma tinta acrílica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem a página.

Fontes: Fátima Bernadete Andrade Neves, artista plástica, e Luisa Dias, professoras de scrapbook da Collorê . fonte: Goiasnet.com

   
Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja