Mundo Mulher

Relaxando os pequenos

Relaxando os pequenos

22/12/2009

*Denise Gurgel Barboza

Não há lugar melhor para o bebê do que o útero da mãe. Como é impossível retornar ao útero e o bebê está passando pela exterogestação colocá-lo num banho morninho e aconchegante, imerso no ofurô de bebês é a mais nova forma de relaxar os pequenos. O bebê relaxa e curte o banho de forma instantânea!

A técnica é simples, basta usar balde próprio para o banho com água numa temperatura entre 35 e 37 graus na altura do ombro do bebê, num ambiente tranquilo, acolhedor e com iluminação baixa.

Os benefícios são vários, relaxar o bebê, contribuindo para um soninho mais tranquilo, diminui as cólicas, stress, irritações e choro.

O banho de balde permite que o bebê se movimente na posição fetal, recriando o ambiente materno. Seu formato proporciona segurança para o bebê, já que com o avanço da gestação o ambiente intra-uterino foi ficando cada vez mais reduzido e as laterais do balde oferecem segurança, assim como as paredes do útero também eram limites.

A água aquecida complementa essa memória.  Os pais ainda poderão enrolar o bebê numa fralda, como antigamente num charutinho, dessa forma oferece-se mais segurança e memória corporal para o bebê, pois o espaço fica mais limitado e o bebê mais organizado em movimentos. Além de oferecer mais segurança para os pais no apoio de mão, pois ajudará a não escorregar. 

Muitos pais substituem o banho em banheira convencional pelo balde, já que os bebês ficam mais tranqüilos. As banheiras possuem um espaço físico muito grande, os bebês ficam perdidos com esse espaço em excesso e como consequência choram tornando o banho um momento de stress ao invés de relaxamento e bem-estar.

Coloque o bebê aos pouquinhos, deixe-o sentir a água com os pezinhos e lentamente coloque-o em imersão até a altura dos ombros. Com uma das mãos você poderá segurá-lo pela nuca, enquanto a outra apóia no queixo. Se você enrolar o bebê na fralda terá um ponto de apoio melhor e oferecerá mais acolhimento ao bebê. Quando a água começar a esfriar já é hora do banho terminar e não é raro o bebê tirarem uma sonequinha no próprio balde!

Fique de olho apenas na temperatura da água, apóie o balde numa base firme e estável, as bordas não devem conter frisos para proteção do bebê e não deixe-o sozinho no balde.

Comece desde já! Alguns pais já iniciam o banho de relaxamento logo após o nascimento, mas se o seu bebê já está cresceu um pouquinho não deixe de experimentar!

*Denise Gurgel Barboza -Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala

www.cursoshantala.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja