Mundo Mulher

5 dicas para evitar afogamentos dentro de casa

15/04/2010 Conheça a Campanha da ONG Criança Segura.

Até a casa pode oferecer riscos para a criança pequena se tornar vítima de um afogamento.

Mas com alguns cuidados e supervisão permanente você pode garantir a segurança do seu filho.
 

CUIDADOS NO BANHEIRO
Sempre deixe a tampa do vaso sanitário fechada ou a porta do banheiro trancada. Grande parte dos afogamentos com bebês acontece em banheiras e até vasos sanitários.

LAVANDERIA
Baldes e tanques podem ser perigosos. Deixe sempre fechada a tampa da máquina de lavar, quando estiver cheia dágua, e não deixe próximo ao equipamento nada que possa servir de apoio para alcançá-la, como banquinhos ou caixas.

RECIPIENTES COM ÁGUA
Sempre esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis após o uso e guarde-os virados para baixo, longe do alcance das crianças. Até os dois anos de idade, até vasos sanitários e baldes podem ser perigosos.

PISCINA PROTEGIDA
Piscinas devem ser protegidas por cercas de, no mínimo, 1,5m de altura, com portões trancados com cadeados ou trava de segurança. Alarmes e capas de piscina também garantem mais proteção. Além disso, é sempre bom ter a supervisão de um adulto e evitar brinquedos e outros atrativos próximos da piscina.

TELEFONE
Tenha um telefone próximo à área de lazer e o número da central de emergência: 192 - Ambulância e 193 - Bombeiros.

Como proteger os filhos em lagos, mares e rios

Passeios em locais onde há rios, lagos ou mar sempre demandam atenção redobrada dos adultos que acompanham crianças. A fascinação natural dos pequenos pela água e a curiosidade podem levá-los a riscos de afogamentos, sem os cuidados necessários.

De acordo com a Ong Criança Segura,  locais onde a água atinge apenas 3 cm de altura também podem ser um risco para a criança se afogar. Preste atenção nas dicas abaixo para evitar acidentes e curtir o passeio com alegria:

COLETE SALVA-VIDAS
Sempre use coletes salva-vidas nas crianças quando estiver próximo rios, mares, lagos e piscinas. Além disso é importante a presença de um adulto para supervisionar a criança.

CORPO DE BOMBEIROS
O rápido socorro é fundamental para o salvamento da criança que se afoga. É muito importante que pais, responsáveis, educadores e outras pessoas que cuidam de criança aprendam técnicas de primeiros socorros.

ATENÇÃO ÀS PLACAS
Respeite das placas, os guarda vidas e sempre verifique as condições das águas abertas, como mares e rios. Apenas nade em lugares seguros.

ESCOLINHA DE NATAÇÃO

Crianças devem aprender a nadar. Inscreva seus filhos na aula de natação com instrutores qualificados quando eles estiverem prontos, geralmente após 4 anos de idade. Se você não sabe nadar, participe das aulas com seus filhos.

Fonte: www.zeroaseis.com.br -  Criança Segura

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja