Mundo Mulher

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO CONTROLE E PREVENÇÃO DO DIABETES GESTACIONAL

12/10/2011

 

A diabetes gestacional é um problema sério e tem sido comum entre as mulheres durante a gravidez, com a vida agitada, má-alimentação e sedentarismo. A atenção tem que ser redobrada, com acompanhamento sistemático de um especialista, alimentação e os exercícios físicos são fundamentais também.  A diabetes pode trazer alguns riscos ao bebê com o parto, crescimento exagerado do bebê entre outros. Para a mamãe pode trazer predispor ao aparecimento futuro da doença além de estar associado com a depressão durante a gravidez e pós-parto.

 

O condicionamento físico adequado para esse público especial duplamente (gravidez e diabetes) é indicado em todos os casos.  

O Mais Vida Gestantes, método elaborado e dirigido pela professora-mestre Gizele Monteiro - Personal Gestante - oferece programas de exercícios que podem atuar antes da gravidez melhorando esse controle glicêmico para mulheres diabéticas por meio de atividades cardiovasculares; durante a gestação como um dos meios que auxiliam na prevenção do diabetes gestacional e no pós-parto, como auxílio na prevenção da depressão e ainda nas três  fases com todos esses benefícios.

 

“Ao longo do período, ou cronicamente, o exercício também aumenta o número de transportadores de glicose no músculo (denominado GLUT4). Além disso, o consumo muscular é responsável pela retirada de grande porcentagem da glicose sangüínea”, explica Gizele.

A maior preocupação, contudo, tem sido a segurança na gravidez para a mãe e para o feto. Os parâmetros mais importantes a serem avaliados durante a realização de exercícios, visando o bem-estar materno-fetal são: freqüência cardíaca, pressão arterial, temperatura, fluxo sanguíneo útero-placentário e freqüência cardíaca fetal, além do controle da glicemia. Devido esses cuidados, os exercícios devem ser direcionados por um profissional especializado, chamado Personal Gestante, no qual passa por uma formação para ter essa qualificação.

De acordo com a diretora do Método Mais Vida Gestante, mulheres que realizaram exercício de intensidade leve a moderada durante a gravidez parecem ter um risco menor de DG e tolerância à glicose anormal quando foram comparadas com mulheres que não realizaram exercícios físicos em nenhum período.

O método Mais Vida Gestantes já possui atendimento em São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades como Brasília, Palmas do Tocantins, Recife, Salvador, Bauru, Campinas, Sorocaba e Santos. Além disso, o programa já está também em Portugal e em breve na Espanha.     

 

http://metodomaisvida.com.br/gestantes/

http://www.vidaemfoco.com.br/

Andrea Feliconio- andrea@andreafeliconio.com.br.
 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja