Mundo Mulher

Medicamento regulador das defesas do organismo pode mudar destino dos portadores de alergias de pele.

Medicamento regulador das defesas do organismo pode mudar destino dos portadores de alergias de pele. Consulte Aqui Nosso Arquivo de Matérias

Medicamento regulador das defesas do organismo pode mudar destino dos portadores de alergias de pele.

As drogas imunomoduladoras podem mudar a vida das pessoas que têm alergias crônicas da pele. Em forma de pomadas ou cremes, os imunomoduladores representam mais qualidade de vida aos alérgicos. Os remédios agem diretamente nas doenças da pele de forma mais eficaz porque normalizam as condições imunológicas e diminuem os efeitos colaterais do tradicionais remédios.

Durante o curso de Terapêutica e Atualização em Dermatologia realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional São Paulo, a Dra. Zilda Naijar

falou da importância dos remédios para os pacientes e relacionou as várias doenças de pele que podem ser tratadas com imunomoduladores.


Diversidade de tratamentos para doença causada pelo excesso de suor garante mais resultados e chances de cura.

O suor é necessário para controlar a temperatura do corpo, especialmente durante atividades físicas. Mas em excesso pode levar a uma doença pouco conhecida da população, que pode causar constrangimento e até afastar o portador do convívio social. A hiperidrose atinge cerca de 1% da população mundial. Só nos Estados Unidos 7,8 milhões de pessoas sofrem pelo excesso de suor nas axilas, mãos e pés. A causa ainda é desconhecida. O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta. A doença pode ocorrer do grau mais leve ao mais grave e por isso a importância de uma avaliação correta. Para Dra Ada Regina Trindade de Almeida, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia- Regional São Paulo, o tratamento de hiperidrose deve começar pela forma mais simples com remédios que diminuem a quantidade de suor no local. “ A cirurgia definitiva deve ser o último recurso porque existem outros caminhos até chegar a uma técnica invasiva como a cirurgia denominada simpatectomia “ A dermatologista alerta que em caso de cirurgia quase todos pacientes podem ter hiperidrose compensatória, que é um aumento de suor em outras partes do corpo como nádegas, abdômen e tórax . As opções de tratamento são inúmeras. A toxina botulínica pode ser aplicada com anestesia local deixando o paciente livre de dores. Além de outras técnicas que aliam preço, período de duração entre outros.

Nova geração de Curativos aumenta cicatrização de feridas e reduz risco de infecção

Ao contrário do que se pensava, estudos na área de dermatologia mostram que deixar feridas cobertas podem garantir uma maior cicatrização do machucado. Artigos científicos mostram que ocorrem aumento na taxa de cicatrização de 40 a 50 % nos tratamentos onde se usa os chamados curativos oclusivos. Dra Luciana Patrícia Fernandes Abbade, mestre em cirurgia na área de úlcera venosa e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo, defendeu os benefícios e indicações do chamado dos curativos oclusivos durante o Curso de Terapêutica e Atualização em Dermatologia realizado em São Paulo que contou com a participação de 600 médicos de todo país. “ Estados Unidos e Europa já estudam estes tipos de curativos desde da década de 60 e há quase vinte cinco anos eles usam para tratar úlceras crônicas – venosas e dos diabéticos”, concluiu a dermatologista. Eles promovem um ambiente úmido, diminuem as chances de infecção bacteriana e são mais fácies de usar proporcionando mais conforto aos pacientes.

Patricia Limeira
E-mail: Patricia.Limeira@communicacao.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja