Mundo Mulher

Proteja seus Lábios no Verão

Proteja seus Lábios no Verão

VERÃO

Não esqueça de proteger seus lábios dos efeitos causados pelos raios ultravioletas

Os lábios também devem receber proteção contra os efeitos nocivos do sol, alerta o cirurgião-dentista Luís Fernando de Mello Sant'Ana, 29, mestre e doutorando em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP e membro da Bozelli Medicina e Odontologia de Sorocaba (SP).

"Um dos fatores de risco, referente à formação do câncer de lábio, se dá em decorrência da exposição freqüente aos raios ultravioletas (RUVs) e, por conseqüência, o surgimento do carcinoma espino-celular, um dos tipos de câncer de pele que mais atinge bocas e lábios", alerta. Para proteger-se, o ideal é usar protetores labiais. Aplicar manteiga-de-cacau sobre os lábios não ajuda em nada. Ao contrário, até prejudica. "Um dos componentes presentes em alguns óleos bronzeadores é, justamente, a manteiga-de-cacau. Ou seja, esse produto permite a passagem dos raios ultravioletas, não agindo como filtro solar.

A manteiga-de-cacau é um bom agente protetor apenas contra o ressecamento labial e não como um método preventivo às agressões solares nos lábios", explica Luis Fernando. Usar batom ou bigode contribui na proteção, mas não representa garantia plena contra os riscos da exposição ao sol. De um modo geral, as pessoas devem estar atentas aos surgimentos de pequenas lesões na região da boca e lábios. "Feridas que não desaparecem naturalmente num período de até 14 dias devem ser avaliadas por um profissional", orienta Luis Fernando. Os tumores malignos que surgem nessa região costumam apresentar características próprias, como úlceras, bordas elevadas, endurecidas e assintomáticas (não dóem). Lábios muito ressecados, que chegam a perder a definição de seu conorno externo pode ser sinal de queilite actínica - lesão que pode vir a tornar-se câncer -, assim como placas brancas na mucosa bucal (leucoplasias) também merecem a mesma atenção.

"Um fato interessante é que raramente uma lesão que surge na boca do paciente já pode ser diagnosticada como câncer", destaca Luís Fernando. "Na maioria das vezes, o câncer é precedido por aquelas lesões denominadas como cancerizáveis, ou seja, existe um aviso prévio que se alguma providência não for tomada naquela região, uma neoplasia poderá surgir", destaca. Porém, ninguém precisa se desesperar diante da presença de alguns desses sinais. Existem outras patologias com sintomas semelhantes. "O diagnóstico conclusivo não é feito apenas por meio de exames clínicos, mas pela união dos exames clínico, laboratoriais e de imagem", explica o profissional. "Estar atento a alterações que surgem no organismo e procurar orientação rapidamente com especialistas é fundamental para se prevenir doenças ou tratá-las em sua fase inicial, quando os resultados costumam ser melhores", conclui. "É necessário que como métodos preventivos à formação do câncer de lábio, a mudança de hábitos diários deva ser feita de forma que os chamados hábitos deletérios (nocivos), como ingestão excessiva de álcool, tabagismo e exposições prolongadas ao sol, sejam substituídos.

O uso de protetores labiais com filtro solar (fps 15, no mínimo) e de chapéus e bonés, evitar exposições prolongadas ao sol e também o uso de tabaco e bebidas alcóolicas representam um bom começo", finaliza o cirurgião-dentista. Bozellli Medicina e Odontologia Rua Maria Soares Leitão, 21 - Campolim - Sorocaba /SP (15) 3234-5444 / 3212-4506 Mais informações à imprensa: SZS Assessoria de Imprensa - Sérgio ou Andréa - (15) 3222-3040 - szscom@uol.com.br

 

 

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja