Mundo Mulher

Dentes Brancos nem Sempre são Sinônimos de Beleza

   

 Segundo o dentista Alexandre Brait Landulpho, especialista, mestre e doutor em Prótese Dentária e membro da equipe da Uniodonto de Sorocaba, a arquitetura gengival, a anatomia e o formato dos dentes são fatores mais importantes e, portanto, devem ser corrigidos antes da coloração dos dentes.

 

Muitos pacientes chegam à clínica com parâmetros de estética pré-definidos. Muitas mulheres querem ficar com o sorriso da Xuxa (a apresentadora da TV Globo) ou de outras celebridades. Os homens também têm seus padrões de beleza ideais e tentam impô-los aos profissionais. "É absolutamente natural que as pessoas tenham esse tipo de comportamento, afinal, a boca é a parte mais visível do corpo humano", avalia Landulpho. A maioria se esquece que o resultado estético obtido pelos famosos é resultado de um conjunto de fatores e não de um simples item. "A primeira determinante de um sorriso bonito é a arquitetura gengival, o desenho que a gengiva traça sobre os dentes", explica Landulpho. "Em seguida vêm a anatomia, a forma, a cor e o posicionamento dos dentes exatamente nesta ordem".

 

Convencer os pacientes nem sempre é fácil. O dentista de Sorocaba usa, além das explicações verbais, reproduções e simulações em computador, moldes e literaturas especializadas. No leque de argumentos, o especialista costuma explicar a seus pacientes que existem, ainda, outros fatores importantes para se construir um sorriso perfeito. "Os incisivos centrais devem ser similares entre si, nunca devem ser mais largos que seu comprimento ou que os incisivos laterais e precisam estar alinhados com a linha mediana (imaginária) que divide o rosto de alto a baixo", conta.

 

A anatomia, o formato e o posicionamento dos dentes, normalmente, são ignorados pelos leigos. "Há três tipos de rostos: os ovalóides, os triangulares e os quadrados. Assim, um rosto triangular, por exemplo, deve ter dentes nessa mesma linha", explica. "Nas mulheres, os dentes tendem a ser mais arredondados e os incisivos laterais podem ficar ligeiramente à frente ou no mesmo nível dos centrais, enquanto que nos homens devem ficar atrás".

 

Não é apenas na melhoria do sorriso natural que os conceitos de estética são aplicados. No caso de pessoas que perderam seus dentes, esses valores se tornam extremamente úteis. "Avalio a Implantodontia como o principal avanço da Odontologia nos últimos 20 anos", diz Landulpho. Atualmente, é possível implantar próteses diretamente no osso mandibular. "Ë o sonho dos desdentados totais ou parciais, já que a técnica permite a eles se livrarem de incômodos e constrangimentos, como retirar o aparelho protético na hora de dormir ou revelar ganchos metálicos toda vez que sorriem", revela.

 

A descoberta de que era possível integrar metal ao osso foi feita por acaso. "Um ortopedista sueco, que fazia pesquisas com coelhos, notou que ao retirar da tíbia desses animais as microcâmeras de titânio que introduzia, as mesmas estavam intimamente ligadas ao osso", conta Landulpho. De lá para cá, as pesquisas avançaram, principalmente em relação a biocompatibilidade entre o material utilizado na fabricação da prótese e o corpo humano. "O ouro continua sendo um dos melhores materiais, mas já existem próteses feitas sem o uso de qualquer tipo de metal", explica.

 

A intolerância ao metal nas reabilitações protéticas são raras. Porém, as mulheres estão mais propensas a esse tipo de problema. "Acreditamos que pelo fato das mulheres terem, ao longo das suas vidas, mais contato com metais não-nobres em seus corpos, como brincos e piercings, quando precisam receber uma prótese dentária seus organismos já tenham desenvolvido mecanismos de sensibilidade", avalia.

 

 

 

Mais informações à imprensa:
Uniodonto de Sorocaba Cooperativa de Trabalho Odontológico
Av. Barão de Tatuí, 628 - Fax: (15) 3232-7270SZS
Assessoria de Imprensa - Sérgio ou Andréa - (15) 3222-3040 -
szscom@uol.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja