Mundo Mulher

Vaidade leva adolescentes às Cirurgias plásticas

19/04/2012


 
Cresce a procura por cirurgia plástica entre os adolescentes com até 18 anos. Geralmente o pedido é feito aos pais como presente de aniversário

 
Adolescentes frequentando consultórios de cirurgiões plásticos não é nenhuma novidade. Segundo as pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), de cada 100 mil pessoas que se submetem a cirurgias plásticas, 13% são adolescentes. Cerca de 10 mil jovens entre 14 e 18 anos recorrem à cirurgia para corrigir ou melhorar a aparência.  Um número que impressionou pais e cirurgiões.
 

O Chefe de cirurgia plástica do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, Nilson Cunha, destaca que o corpo do adolescente não está completamente formado, logo, algumas cirurgias como a de colocação de prótese de silicone, que é mais procurada, deve ser evitada, já que aos 18 anos, o seio da menina ainda pode se desenvolver. Outras intervenções cirúrgicas como a otoplastia, cirurgia feita para correção da famosa “orelha de abano”, pode ser feita assim que o adolescente desejar.


Como a pesquisa feita pela SBCP mostra, a prática que já é mais comum entre os jovens, é mais presente entre as meninas. O cirurgião observa que os jovens são mais seguros e decididos que a maioria dos adultos, principalmente as meninas. “Eles chegam ao consultório acompanhados dos pais, com todas as informações que encontram na internet, e já sabem o que querem, as meninas nem dúvidas tem, por elas fazem o mais rápido possível” diz.


É recomendado ao adolescente que ele visite o especialista várias vezes para ter certeza de que tudo vai ficar como deseja antes da cirurgia. “É necessário que um bom cirurgião, reconhecido pela SBCP acompanhe o jovem, para que haja uma avaliação se realmente o paciente pode passar pela intervenção, e se o resultado possível, é realmente o que ele deseja”, afirma Nilson Cunha.


Algumas cirurgias devem ser adiadas o quanto puder, como a lipoaspiração, “Algumas vezes, com 16 ou 17 anos, é possível fazer esse procedimento cirúrgico, mas, não é comum, visto que a lipoaspiração não é para emagrecer, mas sim, para a retirada de gordura localizada”, explica o cirurgião.

Nilson Cunha. - Chefe de cirurgia plástica do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro

Michelle Azeredo - dmc21@dmc21.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja